Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

UBS do Areal I comemora um ano de reinauguração

UBS do Areal I comemora um ano de reinauguração
04 março
10:14 2019

Reforma foi realizada com Mão de Obra Prisional (MOP) e permitiu qualificação do serviço à comunidade

No sábado (2), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Areal I comemorou um ano de revitalização, com bons resultados. Reformada através do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), a unidade acolheu mais de 6,5 mil pessoas em 12 meses e é gerida por meio de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Dentre as novidades, mudanças do sistema de atendimento e na gestão, que passou a ser compartilhada com a Secretaria de Saúde (SMS).

O médico Cayo Moraes Lopes explica a mudança no atendimento - Foto: Igor Sobral

O médico Cayo Moraes Lopes explica a mudança no atendimento – Foto: Igor Sobral

Hoje, três médicos atuam na Unidade, além de quatro agentes comunitários de saúde, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, recepcionista, porteiro e os acadêmicos da Universidade, já que a UBS – voltada à Estratégia Saúde da Família (ESF) – também é considerada um núcleo de ensino acadêmico. “Nosso foco é o acolhimento de qualidade. Sempre ressaltamos aos nossos alunos a importância disso”, garante o coordenador de Saúde Coletiva da UCPel, o médico Cayo Moraes Lopes.

Essa, aliás, foi uma das mudanças mais comemoradas pelos usuários referenciados ao local, cerca de 2,8 mil. Antes, era precisar ir cedo para a fila e tirar ficha para atendimento. Agora, basta ir até o local e o cidadão será acolhido, passando por triagem. “Se o caso permite e exige, já é resolvido na hora. Se não, o paciente sai com a consulta agendada, sem necessidade de voltar a tirar ficha. Isso agilizou e qualificou o atendimento”, explica Lopes.

Melhor para o aposentado Benedito Escalante dos santos, de 60 anos, que mora há 50 anos no bairro e sofre de problemas cardíacos e hipertensão. Regularmente, ele precisa ir ao posto em busca de remédios e sempre é atendido rapidamente em suas necessidades. “Já era bom o atendimento, mas agora está melhor. Prefiro vir aqui buscar meus remédios e minha receita, pois é mais rápido”. A opinião dele é a mesma da aposentada Gleci Antiqueira, de 73 anos, moradora há 44 anos do Areal.

Ela, que acompanhou a construção da UBS, comemora a reforma e afirma que a comunidade está muito satisfeita com o serviço. Nostálgica, ela relembra a época em que seus três filhos eram pequenos e as visitas ao “postinho” eram comuns: “tinha a Adriana, que depois foi para a Colônia Z3, que fazia tudo o que podia pela gente. O atendimento sempre foi muito bom, agora está mais organizado e o prédio também está bonito de novo, e a isso é ótimo”.

Relembre

No dia 2 de março de 2018, a prefeita Paula Mascarenhas entregou oficialmente à comunidade e a UCPel a UBS totalmente renovada. Com o investimento de aproximadamente R$ 18 mil e o empenho de cinco apenados do regime semiaberto integrantes do MOP, a infraestrutura do local recebeu pintura interna e externa, troca do revestimento cerâmico e das telhas danificadas, instalação de calhas para evitar infiltrações, nova identificação visual e jardinagem.

O mobiliário também foi revitalizado, mas de dentro do Presídio Regional de Pelotas (PRP), onde os detentos do regime fechado renovaram todos os artigos da UBS que precisavam de reparos. Um ano depois, a estrutura continua bem cuidada pela população, sem sinais de desgaste.

A UBS Areal I fica na rua Apolinário de Porto Alegre, 290. Os atendimentos são oferecidos de segunda a sexta das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, com exceção de quinta-feira, quando a Unidade abre apenas pela manhã.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções