Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

UCPEL : Clínica Odontológica já atende à comunidade

UCPEL  : Clínica Odontológica já atende à comunidade
21 maio
09:18 2020

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) retomou, esta semana, o atendimento à comunidade na Clínica Odontológica, localizada no Campus da Saúde (avenida Fernando Osório, 1.586). Professores, funcionários e alunos voluntários passaram a atuar nos turnos da manhã e da tarde, mediante agendamento de pacientes.

A volta das atividades se fez necessária para oferecer continuidade a tratamentos anteriormente iniciados. “Neste momento só estamos atendendo pacientes que já eram vinculados à clínica, casos de dor e urgências. Todos pacientes passam por uma triagem clínica e têm a temperatura aferida antes do ingresso no local”, explica a coordenadora do curso de Odontologia, professora Patrícia Osório Guerreiro.

ESTUDANTES do nono semestre atuam de forma voluntária em consultas agendadas

ESTUDANTES do nono semestre atuam de forma voluntária em consultas agendadas

A estudante do nono semestre, Ana Luisa Haertel, foi uma das que se candidatou voluntariamente para desempenhar a prática odontológica durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Creio que, mesmo em meio ao caos que o mundo está nesse momento, infelizmente a dor não escolhe hora ou momento para aparecer. Muitos pacientes ficaram desamparados”, comenta.

O jovem Luis Gustavo da Rocha, de nove anos, foi um dos primeiros beneficiados com o retorno da Clínica Odontológica da UCPel. Passou alguns dias com dor e conseguiu agendar consulta para realizar a extração de dentes. Sua mãe, Estael Ribeiro, acompanhou o rapaz e acredita que o trabalho da clínica é muito importante para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pelotas. “O atendimento foi maravilhoso. Muito atenciosos e profissionais”, avalia.

Uma nova rotina

Os cuidados foram redobrados para que houvesse o retorno das atividades. “Antes mesmo da pandemia, sempre prezamos pelas medidas de biossegurança nas nossas clínicas, porém agora aumentamos bastante os passos”, conta Ana Luisa. Estão entre as novas atitudes, a utilização de pijamas cirúrgicos, máscaras N95 e face shield, além de muita higienização das mãos.

A fim de evitar aglomerações, o número de pacientes foi reduzido e ocorre em horários espaçados. “Utilizamos quatro boxes de atendimento por clínica, garantindo o espaçamento recomendado. Só é atendido um paciente por box por turno”, diz a professora. A equipe de profissionais também realizou treinamento com o engenheiro de segurança do trabalho, Maurício Godoi.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções