Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

X SECONEP : Seminário inicia com debates e música

21 novembro
09:40 2018

Programação do X Seminário da Consciência Negra de Pelotas (SECONEP), com atividades no Fica Ahí

Por Carlos Cogoy

            A edição deste ano homenageia as mulheres negras da UFPel. E nesta quarta terá início a programação do X Seminário da Consciência Negra de Pelotas (SECONEP). Hoje e sexta, atividades no Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo – rua Marechal Deodoro 368. No domingo, programação no Parque da Baronesa.

Uruguaio Lyber Bermudez ministrará oficina no Fica Ahí

Uruguaio Lyber Bermudez ministrará oficina no Fica Ahí

ABERTURA – Às 14h desta quarta, oficina de tambores do projeto “Candombe para vos”, com o uruguaio Lyber Bermudez. Radicado em Pelotas, ele teve o projeto aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA). Às 17h, apresentação do Slam das Minas, e início da sessão solene. Às 17h45min, mesa de abertura com discurso das homenageadas e representantes das instituições presentes. Às 18h15min, acontecerá coquetel. Às 18h30min, mesa “O papel da mulher negra na sociedade”. Precedendo as falas, exibição de trecho do filme “Que horas ela volta?”. No debate, professora Helenira Brasil, professora Tereza Duarte (IFSul), e a psicóloga Thaíse Farias. Às 20h30min, mesa “Reflexões sobre a violência contra a população negra (física e simbólica)”, com o acadêmico Alân Candido, professor e advogado Fábio Gonçalves e Ialorixá Mãe Preta de Ogum.

SEXTA a partir das 8h30min, apresentação de trabalhos científicos. Das 14h às 17h, sequência à apresentação dos trabalhos inscritos no Seconep. Os trabalhos foram selecionados através de edital, e avaliados por comissão sob responsabilidade dos professores Tereza Duarte e Fábio Gonçalves. Às 17h30min, mesa redonda “A universidade depois dos 30 – como pessoas de mais idade se relacionam com o meio universitário”, que contará com o bacharel em direito Claudinei Lemos, acadêmica Dora Cardoso e antropóloga Beatriz Freitas. Às 18h30min, “Visibilidade da população negra na mídia”, com os jornalistas Juliaeta Amaral e Carlos Machado, e a acadêmica Nathalia Farias. Às 20h, “O Mercado de trabalho e sua crescente demanda por profissionais capacitados”, com o representante comercial Luis Felipe Lemos Rodrigues, contadora Viviane Lemos e o empresário Roberto Rosa dos Santos.

KIZOMBA será domingo às 14h no Parque da Baronesa. No evento, oficinas de arte-educação, como turbantes e penteados afros, aula de dança fro, pintura facial e hora do conto.

COORDENAÇÃO do seminário é do grupo de extensão e pesquisa “Design, Escola e Arte” do Centro de Artes (CEARTES/UFPel), sob a orientação da professora dra. Rosemar Gomes Lemos, em parceria com o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), e Prefeitura.

 Thaíse Farias

Thaíse Farias

 Fábio Gonçalves

Fábio Gonçalves

Candombe para Vos

            Nesta quarta, uruguaio Lyber Bermudez estará divulgando “online”, o disco que foi gravado com recursos do Procultura. Além das plataformas digitais, ele também ministrará oficinas e apresentará shows. A primeira oficina do projeto “Candombe para vos”, será na programação do X Seconep.

FICA AHÍ – Às 14h começará a ser organizada a oficina, cujo início está programado para 14h30min. De acordo com Lyber, os interessados podem levar seus tambores. Conforme divulga, na oficina será abordada a história do candombe e música latino-americana. Também haverá prática com percussiva. Como local, o Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo.

Tereza Duarte

Tereza Duarte

LYBER ministrará a segunda oficina no dia 7 de dezembro. O evento será às 14h30min, e acontecerá no Casarão, onde está instalada a Secretaria Municipal de Cultura. Na agenda de shows do “Candombe para vos”, dia 30 às 20h30min, apresentação no Museu do Doce. Já no dia 8 às 20h30min, show no auditório do Centro de Artes (CEARTES/UFPel). Contatos com o artista: WhatsApp (53) 9 8433.0031. Email:  [email protected]

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções