Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

139 ANOS : Programação especial marca semana de aniversário da Bibliotheca Pública Pelotense

11 novembro
10:03 2014

Em 1875, surgia em Pelotas um espaço que marcaria para sempre a história da cidade. Era a Bibliotheca Pública Pelotense, a casa onde livro, cultura, educação e cidadania passariam a caminhar lado a lado.

Nesse 14 de novembro, completos 139 anos, a Casa do Livro pelotense abrigará uma série de atividades abertas ao público. De terça-feira à domingo, a programação especial terá edição do projeto Sonora Brasil (SESC), lançamento do CD’s de Leandro Maia e Xana Gallo e temporada do espetáculo de dança contemporânea Tempos Brancos – uma poética sobre as memórias, do Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto. Confira:

Prédio histórico da BPP

Prédio histórico da BPP

HOJE

Projeto Sonora Brasil Sesc traz à Pelotas, no dia 11, às 20h, a turnê do grupo paraense “Samba de Cacete de Vacaria”. O grupo Samba de Cacete de Vacaria é formado por pessoas que mantém relações familiares e de vizinhança e que participam regularmente de atividades sociais em que se pratica o samba de cacete. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá e vivem da produção agrícola. Integram o grupo tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras, e seus cânticos são acompanhados por dois “tambouros” e mais um percussionista que toca os cacetes. Além do Mestre Benedito Moia, participam Ângela Meireles, Maria de Jesus, Manoel Maria, Maria das Graças, Marineu Cruz, Raimundo Moia e Nair dos Prazeres.

QUARTA-FEIRA

Suíte Maria Bonita e Outras Veredas é o recente trabalho musical de Leandro Maia. O álbum recebeu o Prêmio Funarte de Música Brasileira, concorrendo com mais de 1200 projetos de todo Brasil. Tendo como epicentro a parceria com André Mehmari, Leandro Maia propõe em seu terceiro trabalho autoral o aprofundamento de sua atuação como letrista e seu refinamento como cantor. Apresenta intenso diálogo com a literatura histórica e de ficção, através da tematização do protagonismo das personagens femininas. Participações especiais de Maria João Grancha, Vitor Ramil, Antônio Loureiro e Sérgio Santos. O espetáculo de lançamento tem início às 21h, No salão Nobre da BPP.

QUINTA-FEIRA

A sambista Xana Gallo apresenta seu novo trabalho musical, às 19h30, na BPP. O espetáculo faz parte da programação de lançamento do CD Mulheres, sons, liberdade, da cantora pelotense. Nesse novo trabalho a cantora apresenta 14 músicas, sendo seis de sua autoria, que tratam do tema da mulher pelotense e da sua história, em especial das mulheres negras da cidade, vistas pelo olhar feminino. Mulheres como Seli Maurício e a DJ Helô receberam músicas dedicadas a elas, como também a avó da cantora, com a música Alzheimer. É um CD dedicado ao público feminino de todas as idades, incluindo as músicas românticas.

SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO

Tempos Brancos – Uma poética Sobre as Memórias é o espetáculo assinado por Berê Fuhro Souto para o aniversário de 139 anos da Bibliotheca Pública Pelotense. O trabalho teve início na Oficina Montagem, em abril. De lá para cá, o grupo formado por bailarinos, atores, cenógrafos, fotógrafos, figurinistas, entre outros, tem trabalho semanalmente na Bibliotheca Pública Pelotense para a construção deste espetáculo. A peça é um convite a uma viagem ao cérebro de Clara, que sofre com os problemas causados pela doença de  Alzheimer. Riso e choro acompanham a trajetória de vida de Clara na interpretação de Bruna Oliveira, Cauê Fuhro Souto, Cristiane de Oliveira, Débora Allemand, Lana Rozisky, Jaínne Ladeira, Maria Cristina Marques. O espetáculo tem trilha sonora de Leandro Maia, figurinos de João Monteiro, imagens de Chico Machado, Coreografias de Berê Fuhro Souto, Josiane Franken Corrêa e coletivo Palavra Coreografada. Apresentação nos 14, 15 e 16 de novembro (dias 14 e 15 às 21h e dia 16 às 22h).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções