Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

14 jogos em 50 dias : Pelotas prepara estratégia para evitar desgaste dos jogadores no Acesso

11 março
08:57 2016

A Divisão de Acesso demorou para começar. Mas quando a bola rolar será uma maratona de jogos. As 14 rodadas da primeira fase serão disputadas num período de 50 dias. A média será de uma partida a cada 3 dias e meio. Isso vai exigir estrutura de recuperação dos atletas, base física eficiente da pré-temporada e opções de reposição no elenco de jogadores para atender eventuais (e inevitáveis) desfalques.

O técnico do Pelotas, Fabiano Daitx, já declarou que a pré-temporada pode decidir o campeonato, considerando exatamente essa carência de tempo para treinar no intervalo entre as partidas. Vai se sair melhor o time que soube aproveitar de maneira mais eficiente o período anterior à competição. O preparador físico Roberto Recart lembra que a maratona será comum a todas as equipes. “O que será dificuldade para nós, será também para os outros”, afirma.

Recart aponta que é preciso descanso, bom sono e alimentação adequada

Recart aponta que é preciso descanso, bom sono e alimentação adequada

A principal atividade do Pelotas durante a competição será sustentada por três pontos: descanso, boa noite de sono e alimentação adequada. “O cansaço, após o jogo, aparece 48 horas depois da partida. Joga domingo, segunda descansa, terça vem o cansaço, mas já se faz o apronto porque tem jogo na quarta. O mesmo acontece nos dias seguintes, com jogo domingo”, esclarece Recart.

Alguns jogadores poderão ser preservados para evitar o desgaste físico. O teste CK (creatina quinase – feito com coleta de sangue) será usado para avaliar periodicamente a condição do atleta. Roberto Recart relata também que será realizado um controle de minutos jogados por cada um dos jogadores. O limite é de oito a nove jogos inteiros, considerando o calendário de rodadas às quartas-feiras e aos domingos.

Estádios

A exigência da apresentação um plano hidráulico pode inviabilizar a presença de publico no Estádio dos Eucaliptos, neste domingo, na partida do Riograndense diante do Pelotas pela primeira rodada da Divisão de Acesso. A diretoria do clube de Santa Maria tem ainda esperança de que o estádio seja liberado na vistoria inicialmente prevista para esta sexta-feira. Mas se o Corpo de Bombeiros mantiver a exigência desse plano, a partida (bem como as demais da competição) será disputada com os portões fechados.

Outras quatro partidas desta primeira rodada correm também o risco de serem disputadas com os portões fechados (sem a presença de torcedores): Santa Cruz x Inter/SM nos Plátanos; Guarani/VA x Brasil de Farroupilha (jogo marcado para Lajeado), São Luiz x Panambi em Ijuí e Marau x Esportivo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções