15 ANOS DE ESPERA : Noite para ser campeão
Grêmio tem grande vantagem sobre Atlético/MG na final da Copa do Brasil
O Grêmio esperou por 15 anos por esse momento. A oportunidade de conquistar um título de expressão. O primeiro título da era Arena – estádio inaugurado em janeiro de 2013. Para dar a volta olímpica e soltar o grupo de “É Campeão!…”, que está preso na garganta há seis anos, desde que o Tricolor ganhou pela última vez o Gauchão, o time de Renato Portaluppi precisa apenas ser equilibrado emocionalmente. Só ansiedade desmedida pode tirar a taça de campeão da Copa do Brasil das mãos dos gremistas.
A vantagem do Grêmio é enorme. Com uma atuação de luxo no Mineirão (dia 23 de novembro), o Grêmio venceu o Atlético Mineiro no jogo de ida por 3 a 1. Assim é campeão mesmo que perca pela diferença de um gol. Se o Galo conseguir ganhar pela diferença de dois gols (2 a 0, 3 a 1, 4 a 2…), a decisão vai para os pênaltis. A Arena receberá lotação máxima, a maior desde de sua inauguração. Tanto que a diretoria gremista vai instalar telões em locais estratégicos na cidade para que a torcida possa acompanhar essa partida.
O jejum do Grêmio vem desde 2001, quando (treinado por Tite) conquistou o título da própria Copa do Brasil. Depois disso, o clube desceu para a Série B nacional e retornou à elite com o título da segunda divisão em 2005. Nos dois anos seguintes foi campeão gaúcho. Mais tarde, em 2010, voltou a ganhar o estadual. Foi uma década e meia de poucas taças e eliminações traumáticas. Agora chegou o momento de encerrar essa fase de “seca”.
Se ganhar o título, o Grêmio irá se tornar o maior vencedor da história da Copa do Brasil. Já foi campeão em 1989, 1994, 1997 e 2001. Atualmente está igualado com o Cruzeiro, com quatro títulos. O Atlético foi campeão uma vez: em 2014.
Destaque do jogo de ida está suspenso
O Grêmio terá apenas um desfalque em relação à partida anterior que foi realizada no Mineirão. Pedro Rocha, que marcou dois gols na vitória de 3 a 1, está suspenso pela expulsão em Belo Horizonte. Já o Atlético mudou até de treinador. Depois da derrota no jogo de ida, Marcelo Oliveira foi demitido. O time será orientado por Diogo Giacomini, embora Roger Machado esteja contratado para a temporada de 2017.
A confiança é grande na Arena. O técnico Renato Portaluppi diz que o Grêmio está pronto para ser campeão. “O meu grupo está bem. O meu time está preparado e fortalecido. Não vamos deixar escapar”, diz o ídolo gremista, que pode ter mais um fato histórico registrado na sua biografia: ser o técnico do primeiro título do Grêmio na Arena. “Vai ser histórico. É um dos objetivos que nós temos, ganhar o primeiro título na Arena”, destaca
O Atlético terá a volta de Marcos Rocha e Luan ao time. Eles entram nos lugares de Carlos César e Cazares, respectivamente. O clube mineiro recebeu uma boa notícia na véspera da decisão. Está confirmado na Libertadores, herdando uma das vagas dos mexicanos.
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro e Douglas; Everton e Luan. Técnico: Renato Portaluppi.
ATLÉTICO/MG
Victor; Marcos Rocha, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Junior Urso, Luan, Maicosuel e Robinho; Lucas Pratto. Técnico: Diogo Giacomini.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 7/12/2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)