15 equinos estão disponíveis para doação na Hospedaria
Quinze equinos estão disponíveis para doação na Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura. São dez machos e cinco fêmeas, entre adultos e potros, que aguardam local definitivo para viver. O requisito para receber um cavalo ou égua é que o interessado tenha propriedade rural, comprovando-a com o talão de produtor ou com a escritura.
Os equinos disponíveis para doação foram recolhidos das ruas e não resgatados pelos donos no prazo previsto em lei. Todos estão catalogados na Hospedaria e já contam com chip para fácil identificação, quando a fiscalização técnica da SDR vai às propriedades verificar as condições que o animal se encontra. Além disso, estão desverminados e com boa saúde”, observa o diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.
O futuro proprietário do animal, após confirmar sua escolha, deverá levar a amostra de sangue coletada por profissional da Hospedaria, no laboratório de preferência, para exames de anemia e mormo. Com os resultados negativos para essas doenças, o cavalo ou égua estará liberado para ser transportado para a propriedade do adotante, que receberá o termo de guarda.
“O novo proprietário ficará responsável pelo bem-estar do animal, proporcionando-lhe alimentação adequada e cuidados necessários. Não é permitido, legalmente, o uso do cavalo ou da égua para serviços de tração. As condições são verificadas, periodicamente, pela fiscalização da Hospedaria”, adverte o diretor.
A Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, está localizada na BR-392, Km 71, e recebe visitas das 8 às 14h. O telefone para mais informações é o (53) 3271.9244.