Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2024

Notícias

152 ANOS : Aniversário de Simões Lopes é assinalado com homenagens

10 março
08:49 2017

Simoneanos, leitores e admiradores da obra de João Simões Lopes Neto e populares reuniram-se junto à estátua de João Simões Lopes Neto, na praça Coronel Pedro Osório, na manhã de ontem, para prestar homenagem à memória do escritor, pela passagem dos seus 152 anos de nascimento.

A prefeita Paula Mascarenhas disse que “Simões, com 152 anos, está mais jovem do que nunca. Está aqui, fazendo parte plenamente da vida da cidade. Fico emocionada de ver pessoas de todas as idades, pelotenses ou turistas, sentarem-se ao lado dele. Sua figura é impactante. Um dia desses, equipe da limpeza pública ficou um tempo aqui, tirando fotos com a estátua. Aqueles que não conhecem sua obra, têm despertada a curiosidade para ler sua literatura de alcance universal. Ele está concretamente fazendo parte da vida da gente”.

O presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, Antônio Carlos Mazza Leite, comentou que Simões permanecerá pela eternidade na praça. O simoneano José Luiz Marasco Leite acrescentou que, até o ano passado, as homenagens eram feitas na frente de uma tumba. “Celebrávamos a imortalidade de sua obra literária. Agora, apropriadamente, podemos dizer que Simões não morreu.” José Antônio Mazza Leite, irmão do presidente do Instituto, disse que a homenagem é de toda a cidade.

O estudioso da vida e obra de Simões e escritor Mário Matos afirmou que “a escultura representa para os simoneanos o coroamento. A cultura é feita de símbolos. Não podemos falar sem simbolizar. Hoje, no sentido simbólico da historicidade, Simões nasce a cada aniversário; cria mais força simbólica, renova-se. Somos gratos a sua figura simples e humilde. Tirou-nos da indiferença para o amor à literatura.”

João Simões Lopes Neto nasceu em 9 de março de 1865 e morreu em 14 de junho de 1916. É autor das obras Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912), Lendas do Sul (1913) e Casos do Romualdo (1914).

A homenagem ao escritor pelotense foi prestigiada também pela secretária de Governo Clotilde Vitória, pelo diretor de manifestações populares da Secretaria da Cultura, Paulo Pedroso, pela produtora cultural Beatriz Araújo, pelo representante do Movimento Escoteiro, Paulo Pencarinha de Moraes, pela presidente da Academia Pelotense de Letras, Zênia de Leon, pela chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Schaefer, pelo escritor Aldyr Garcia Schelle e pela assessora de Comunicação, Inês Portugal.

ENCONTRO junto à estátua do escritor na Praça Coronel Pedro Osório

ENCONTRO junto à estátua do escritor na Praça Coronel Pedro Osório

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções