Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

160 POR MÊS : Prefeitura amplia as castrações de animais

160 POR MÊS : Prefeitura amplia as castrações de animais
25 julho
08:43 2019

A partir deste mês a Prefeitura amplia o número de castrações contratadas por meio do convênio com a ONG SOS Animais. O número passa de 100 para 160 operações mensais, destinadas a cães e gatosde rua ou sob cuidado de famílias de baixa renda. A expectativa é de que, até o último trimestre do ano, se chegue a 200 procedimentos por mês.

O Canil Municipal tem direito a até 30% das castrações, atendendo animais errantes e semidomiciliados. Para isso conta com o apoio da população, que pode informar o Centro de Controle de Zoonoses da presença dos bichos, em especial fêmeas no cio. A partir de informações como a localização e características de cão ou gato, a equipe o busca e faz o encaminhamento. O telefone para contato é o (53) 3284-7731.

Convênio com a SOS Animais, voltado ao cuidado de cães e gatos, terá aumento gradual até o final do ano

Convênio com a SOS Animais, voltado ao cuidado de cães e gatos, terá aumento gradual até o final do ano

“A população precisa se conscientizar e castrar, principalmente, as fêmeas”, destaca a chefe do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, Isabel Madrid. O pós-operatório leva até 15 dias, período em que os animais ficam abrigados no Canil e aptos a adoção. Caso não haja interessados, eles são devolvidos ao local de origem.

SOS Animais

As demais operações são administradas pela SOS Animais, que dá preferência às famílias de baixa renda. Conforme a presidente da ONG, Helena Aldrighi, na primeira sexta-feira de cada mês são distribuídas as fichas, conforme ordem de chegada e mediante a apresentação de comprovantes de residência e renda.

Os bichos castrados recebem um chip de identificação, os quais são colocados quando estão anestesiados, a fim de identificar seu proprietário e endereço. Mais informações sobre as castrações são divulgadas pelo Facebook da SOS Animais. Dúvidas relativas aos critérios para a realização do procedimento são respondidas pelo telefone da ONG, (53) 9 8414-4374.

Até dezembro, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 130 mil nas castrações, beneficiando em torno de 1,5 mil cães e gatos. Cada intervenção tem o custo de R$ 90,00 e em quatro anos de parceria mais de 15 mil animais já passaram pela cirurgia.

Adoções

Atualmente, 45 animais vivem no Canil Municipal. Os cães, de diferentes idades, portes e temperamentos, podem ser visitados pelos interessados em adotar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O espaço de acolhimento fica na BR-392, km 71 (ao lado da Hospedaria de Grandes Animais, perto do viaduto de acesso a Canguçu).O telefone para contato é o (53) 3271-0006.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções