170 ANOS : Santa Casa comemora data com homenagem a funcionários
Em 20 de junho de 1847 foi oficializada a criação do hospital que vinha atendendo vítimas da Revolução Farroupilha (1835-1845) e trazendo algum alento a muitas famílias que ficaram desamparadas no pós-guerra.
A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, que hoje tem 320 leitos, conta com 1.070 colaboradores e realizou 36 mil atendimentos em 2016. “A simplicidade desta cerimônia representa as condições daquela época, quando tudo começou. Nestes 170 anos, a Santa Casa sempre foi solidária com quem passa por necessidade”, destacou o provedor da Santa Casa, Lauro Ferreira de Melo, durante a celebração do 170º aniversário da instituição, na tarde de terça-feira, no salão nobre do hospital.
Convidado pelo provedor a fazer uso da palavra, o vice-prefeito Idemar Barz levou a todas as autoridades civis e militares e convidados o abraço fraterno da prefeita Paula Mascarenhas e o desejo de vida longa à Santa Casa. “Quanta história, quantas vidas passaram e ainda passam por aqui. Muitas pessoas, assim como eu, choraram aqui por um ente querido, assim como muitos casais celebram o nascimento de seus filhos. É o ciclo da vida. Cento e setenta anos não é pouca coisa. Desejo muita luz, muita paz, saúde e que o grande arquiteto do universo abençoe a todos vocês.”
Quanto à difícil situação financeira pela qual vem passando o hospital, Idemar lembrou que a Prefeitura é parceira da Santa Casa e disse acreditar que “com criatividade será possível vencer mais essa”.
Melo e o vice-provedor, João Francisco Neves, fizeram a entrega de medalhas a sete colaboradores que prestam serviços ao hospital há 25 anos. São eles:
- Carmem Duarte
- Clarice Colvara
- Cristina Silva
- Nóris Lima
- Enfermeira Rita de Cássia Nascimento
- Rita de Cássia Nogueira
- Rudinei Barbosa
O mais novo associado da instituição, Júlio Moura, recebeu título de Irmão Benemérito da Santa Casa. Ele doou uma televisão ao hospital e contribuiu para a reforma da enfermaria.