18 ANOS DEPOIS : Felipão volta ao Grêmio
Treinador traz a esperança de reconquista da alma de um time vencedor
Depois de 18 anos, Luiz Felipe Scolari retorna ao Grêmio – clube no qual ele se tornou multicampeão na década de 90. A contratação foi confirmada no começo da tarde desta terça-feira, depois de o presidente Fábio Koff ter viajado para São Paulo, com a finalidade de convencer o treinador a retornar ao tricolor gaúcho. Felipão será apresentado nesta quarta-feira e terá Flávio Murtosa e Ivo Wortmann como auxiliares, além de André Jardine que é funcionário do clube. Na preparação física segue Flávio Mahseredjian.
Felipão e Tite eram os preferidos do Grêmio para substituir Enderson Moreira, que teve o contrato rescindido no domingo, após a derrota de 3 a 2 para o Coritiba na Arena. Como Tite não pretende assumir nenhum clube até outubro, Koff concentrou todos os esforços para contratar Felipão. Os dois trabalharam juntos de 1993 a 1995 (os anos mais vitoriosos da história do clube).
A contratação de Luiz Felipe Scolari se torna a última cartada de Fábio Koff para salvar a temporada do Grêmio e dar ao clube um título de expressão que não ocorre há 13 anos. O dirigente prometeu, inclusive, que irá concorrer a reeleição em setembro para ficar mais dois anos na presidência. A conquista do título da Copa do Brasil e uma vaga na G4 do Brasileiro são as metas. Na competição nacional, o Tricolor se afastou nove pontos do líder Cruzeiro, mas se encontra a três da zona de classificação para a Libertadores.
MARCADO – Já Felipão tenta reencontrar no Grêmio a condição de se recuperar do fracasso na Copa do Mundo, quando ficou marcado por ser o técnico do maior fiasco na história da Seleção Brasileira: a goleada de 7 a 1 para a Alemanha. Sua despedida do cargo de comandante do time brasileiro foi deprimente, com 10 gols sofridos em dois jogos. Antes, o último trabalho de Luiz Felipe em clube também foi finalizado com fracasso: o rebaixamento do Palmeiras no Brasileiro de 2012.
É a terceira vez que o Grêmio contrata Luiz Felipe. A primeira foi em 1987, quando o treinador passou pelo clube ganhando o título gaúcho. Depois retornou em 1993 para a sequência de conquistas: Copa do Brasil de 1994; Gauchão e Libertadores em 1995; Recopa, Gauchão e Brasileiro em 1996.
A estreia de Felipão será no Gre-Nal do dia 10 de agosto, no Beira-Rio. Mesmo que o treinador se apresente nesta quarta em Porto Alegre, o comando do time no jogo diante do Vitória, sábado, em Salvador, será de André Jardine.