Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

23ª FENADOCE : Vitrine para produtos com selo de qualidade

28 abril
09:44 2015

Os doces pelotenses apreciados na Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2015, que acontece de 27 de maio a 14 de junho, em Pelotas, são muito mais que delícias feitas de açúcar e ovos. Eles representam um legado cultural para Pelotas e, por isso, são protegidos por um selo de autenticidade, que garante qualidade e receita original.

A certificação foi conquistada pela Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, entidade criada com o objetivo de fortalecer o setor, proteger as receitas e estimular a inovação e o desenvolvimento das empresas associadas. Constituída em 2008, com o apoio do Projeto Polo de Doces de Pelotas e conduzida pelo Sebrae/RS, a Associação reúne um grupo de empresários do setor do doce da cidade.

São 15 doces protegidos pelo selo: bem-casado; quindim; ninho; camafeu; olho de sogra; pastel de santa clara; papo de anjo; fatia de braga; trouxas de amêndoas; queijadinha; broinha de coco; beijinho de coco; amanteigado; panelinha de coco, além dos doces cristalizados de frutas.

Maria Helena Lubke Jeske, presidente da Associação, explica que foi desenvolvido um regulamento técnico, que deve ser seguido pelos produtores da associação, de forma a garantir a qualidade e a padronização dos produtos ofertados. Parcerias são estabelecidas entre as empresas produtoras para que mesmo as empresas que não produzem todos os tipos certificados de doces tenham os pedidos de seus clientes atendidos. A garantia de procedência é um fator fundamental para a diferenciação e o sucesso comercial, impedindo que o produto seja prejudicado por imitadores. “O potencial competitivo da certificação nos diferencia como argumento para a revenda e diante dos clientes. Houve um crescimento de cerca de 40% das vendas desde a implantação do sistema”, destaca Maria Helena.

Doce 28

EVENTO recebe anualmente 250 expositores

CIDADE DO DOCE É PALCO DAS DELÍCIAS

A Fenadoce é o momento do ano em que todas essas características ficam em maior evidência, na Cidade do Doce, coração da feira, onde a magia acontece. Na Cidade do Doce, espaço de 600 m², os visitantes poderão ver a réplica do Mercado Publico Municipal de Pelotas e a Fábrica de Doce, onde podem acompanhar de perto a fabricação dos doces em pasta, cristalizados e os tradicionais finos. “A Fenadoce nos dá a liberdade e a oportunidade de inovar a cada ano. Estamos nos preparando e cada empresa terá suas próprias novidades para apresentar ao público durante o evento”, registra Maria Helena, que além de presidente da associação também é proprietária das empresas V&N Doces Artesanais e Imperatriz de Doces Finos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções