Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

IFSul recebe 800 novos alunos na volta às aulas

04 agosto
15:22 2014
ESTUDANTES iniciaram atividades na manhã de ontem Foto:Alexandre Abreu/IFSul

ESTUDANTES iniciaram atividades na manhã de ontem
Foto:Alexandre Abreu/IFSul

O estudante Wellington Peixoto, 15 anos, era só felicidade nesta segunda-feira (4), dia que marcou a volta às aulas no câmpus Pelotas. Apesar de ter pulado cedo da cama e enfrentado as baixas temperaturas da manhã, ele estava bastante otimista e ansioso para conhecer a instituição e os futuros colegas e professores de curso. Aliás, ansiedade foi o sentimento mais comum entre os cerca de 800 alunos que estavam pisando pela primeira vez na maior escola do IFSul.

“Estou gostando muito do conteúdo preparado para o primeiro semestre. Pelo jeito, escolhi o curso certo”, disse Wellington, que, por coincidência, vai dividir a sala de aula do curso técnico integrado em comunicação visual com quatro colegas que já tinham estudado com ele em outra escola, durante o ensino médio.

Apaixonado por desenhos e tecnologia, o jovem acredita que o curso vai atender às suas expectativas e oferecer as ferramentas necessárias para que ele possa fazer a diferença no mercado de trabalho.

“Não tenho dúvidas disso. Aqueles que se formam no IFSul já saem com um rótulo de bom profissional, e eu quero fazer jus a essa fama”, destacou.

Os novos alunos foram recebidos pela equipe diretiva no auditório da escola, onde também assistiram a apresentações musicais e artísticas. Em seguida, conheceram as instalações de seus respectivos cursos, acompanhados por coordenadores, supervisores pedagógicos e orientadores educacionais.

Para a volta às aulas, estão previstas novidades no evento de acolhida Tô Dentro IFSul. Serão duas semanas de atividades, entre elas, a 1ª Feira do Livro de Inverno do IFSul – câmpus Pelotas, que começa já nesta quarta-feira (6) e vai até sexta (8).

Conforme os organizadores, trata-se de uma atividade de extensão destinada à promoção do livro e da leitura, tendo como objetivo articular redes de leitores, escritores e distribuidores da literatura, em tempo próprio, com ênfase em práticas de economia solidária. Durante os três dias de funcionamento, serão realizadas mostras, trocas, doações e comercialização de livros, conversas com escritores, leituras, diálogos, declamações, projeção de filmes, encenações e performances.

Gincana cultural – Criado no final de 2013 e implantado em fevereiro deste ano, o evento de acolhida Tô Dentro IFSul surgiu com a proposta de integrar os estudantes, criando uma relação de identidade e pertencimento com a instituição. E é justamente nessa integração que a assistência estudantil está apostando suas fichas. Para isso, lançou uma gincana cultural entre os alunos, que promete movimentar os corredores da escola.

A ideia é simples, mas criativa. Organizados em equipes mistas de até dez integrantes, estudantes novatos e veteranos de diferentes cursos participarão de uma série de desafios, entre eles, um quiz sobre conhecimentos envolvendo a história e fatos da escola. As respostas serão enviadas para um e-mail aberto pelos organizadores, e cada tarefa valerá até dez pontos. A competição começa na sexta (8), e o resultado será divulgado no dia 15, no encerramento do Tô Dentro IFSul.

Para participar da gincana cultural, as equipes deverão se inscrever até quinta-feira (7), através do e-mail [email protected]. A relação com os nomes de todas as equipes inscritas será publicada no Facebook do Tô Dentro IFSul (www.facebook.com/todentroifsulpelotas), na sexta-feira. Todos os integrantes receberão uma camiseta personalizada do evento. As três primeiras equipes classificadas ganharão transporte gratuito para um passeio ao Alpen Park, em Canela, na Serra Gaúcha.

Alunos retornaram nesta segunda, 4 de agosto Foto: Alexandre Abreu

Alunos retornaram nesta segunda, 4 de agosto
Foto: Alexandre Abreu

Criatividade em quadrinhos – Fazer muito com poucos recursos. Essa é a proposta das oficinas de histórias em quadrinhos, que acontecem nos dias 12, 13 e 14 de agosto, das 13h às 16h. Pela primeira vez na programação, a atividade tem como objetivo oferecer aos estudantes do câmpus Pelotas a oportunidade de conhecerem um pouco sobre a trajetória das histórias em quadrinhos, seu processo de produção e, principalmente, o de publicação. As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira, no estande do Tô Dentro IFSul, no saguão da escola.

No primeiro dia, será apresentado um panorama histórico das histórias em quadrinhos, as múltiplas técnicas, artistas consagrados e possibilidades de desenho e publicação – impressa e na internet. O segundo dia será totalmente dedicado à prática, com a produção de roteiros e desenhos para histórias em quadrinhos, buscando desenvolver o trabalho em uma técnica simples, que permita a reprodução em fotocópias, para que, no último dia, seja editado um fanzine, apresentando as possibilidades de edição e publicação independente, com os desenhos realizados.

No dia 15, os desenhos produzidos pelos participantes poderão ser apreciados pelo público em uma exposição montada no saguão da escola, local onde serão distribuídos, gratuitamente, exemplares do fanzine desenvolvido como produto final das oficinas.

Para completar a programação oficial, entre os dias 11 e 15, está prevista uma apresentação, no saguão, de slides com atividades pedagógicas realizadas com os alunos, ministradas pelas disciplinas de formação geral. Os organizadores também confirmaram a exibição de filmes propostos pelo Clube de Inglês da escola, projeto de ensino e extensão criado em 2012 com o objetivo aprimorar o idioma fora da sala de aula e promover a integração entre seus participantes.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções