26 mil alevinos são repassados a produtores da cidade
A Prefeitura de Pelotas acaba de repassar 26.466 alevinos, de diversas espécies, às administrações distritais, para entrega aos 109 produtores que fizeram encomendas, até o mês de outubro, pelo Programa de Piscicultura do Município cujo objetivo é garantir o povoamento de espécies de pescado em açudes e barragens em propriedades da colônia.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, recebeu a entrega dos alevinos na sede da Secretaria. “Alguns produtores não esperaram para retirar suas encomendas nas administrações distritais e foram direto à SDR. Isso atesta a importância do programa como alternativa, principalmente, às pequenas propriedades. Os futuros peixes, de espécies variadas, representam rica fonte alimentar e renda extra para as famílias, com a comercialização do excedente. No ano que vem, provavelmente no mês de março, a Prefeitura abrirá prazo para novos pedidos.”
Conheça as espécies e encomendas
Variedades de carpas e de jundiás, além de tilápia, lambari, traíra, surubim e dourado foram as espécies disponibilizadas aos produtores rurais. A carpa-capim liderou o ranking, com 10.720 alevinos encomendados, seguida pela tilápia, com 4.640 e, em terceiro lugar, pelo lambari. O maior volume de alevinos ficou na própria sede da SDR – 9.743 unidades. Para as administrações distritais, foram encaminhados:
- – 3º distrito – Cerrito Alegre – 1.888 alevinos;
- – 4º distrito – Triunfo – 1.022;
- – 5º distrito – Cascata – 1.195;
- – 6º distrito – Santa Silvana – 3.640;
- – 7º distrito – Quilombo – 2.725;
- – 8º distrito – Rincão da Cruz – 2.462;
- – 9º distrito – Monte Bonito – 3.791.
Santa Silvana é o distrito com maior número de produtores de pescado via Plano de Piscicultura – são 21. O segundo lugar fica com o Quilombo, com 19, seguido pelo Rincão da Cruz com 16, Monte Bonito e sede da SDR com 13 produtores cada, e Cerrito Alegre, Triunfo e Cascata com nove cada um.