Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

2ª GUERRA MUNDIAL : Expedicionário pelotense é a história viva nas homenagens do Dia da Vitória

2ª GUERRA MUNDIAL : Expedicionário pelotense é a história viva nas homenagens do Dia da Vitória
09 maio
09:32 2017

Um dia de homenagens aos “heróis” que estiveram na Itália na 2ª Guerra Mundial. Dentre eles um personagem que ainda caminha pelas ruas pelotenses, alegre, de bom humor, carregando na memória algumas histórias da participação brasileira no conflito que se encerrou em 8 de maio de 1945.

Ele tem 93 anos, próximo de completar 94. É pelotense nascido no ex 8º distrito, Morro Redondo, em 17 de Novembro de 1923, e registrado no ex-4º distrito, Capão do Leão. Hoje ambos são municípios independentes.

João Pereira da Siva é 2º tenente reformado, pracinha da Força Expedicionária Brasileira(FEB): representa os ex-combatentes em Pelotas. Sua segunda-feira foi movimentada, em cerimônia no Exército e atividade cívico-patriótica promovida pelo Grupo de Escoteiros São Francisco, com a imposição de corbélia floral junto ao monumento “Cruz da Vitória” no Parque Dom Antônio Zattera. E visitas à imprensa.

Boa memória, boa conversa, boas histórias. Seu João conta que ingressou no Exército – 9º BIMtz – com 17 anos, voluntariamente, por sugestão-indicativa do General Plácido Nogueira. A viagem de navio até a Itália, conta ele, durou 28 dias, a partir de Rio Grande. A trajetória até a cidade Noiva do Mar foi feita em vagões de um “trem-boiadeiro”. De Pelotas partiram 280 soldados. Ele acredita ser um dos poucos, se não o único, que ainda está vivo.

COM a esposa, Elizabete: orgulhoso pela contribuição para com a história das forças armadas  FOTO: HFJ/DM

COM a esposa, Elizabete: orgulhoso pela contribuição para com a história das forças armadas
FOTO: HFJ/DM

O período de um ano e quatro meses em solo italiano marcou aprendizados, crescimento, determinação, com destaque à decisiva participação brasileira para o sucesso dos aliados e rendição alemã.

“Tenho muito orgulho em fazer parte desse período da história do nosso país”, resume o ex-pracinha, atualmente casado com Elizabete da Silva Santana da Silva. Do primeiro casamento, com Edite da Silva, falecida, tem três filhos, duas mulheres e um homem. E seis netos.

Das quase três centenas de pelotenses que estiveram na Itália, que se somaram a outros milhares de brasileiros, todos membros da FEB, seu João é a história-viva da participação do Brasil na 2ª Grande Guerra.

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções