Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

2ª Semana da Mulher Negra Pelotense começa com roda de conversa

2ª Semana da Mulher Negra Pelotense começa com roda de conversa
27 julho
08:53 2022

A Prefeitura de Pelotas realizou segunda-feira, uma roda de conversa como parte da programação da 2ª Semana da Mulher Negra Pelotense. Com o tema “Representatividade Negra nos Dias Atuais”, a atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e reuniu dezenas de participantes no Salão Nobre do Paço Municipal, dando início a programação que segue até dia 30 de julho.

Na ocasião, o prefeito em exercício Idemar Barz cumprimentou as participantes e destacou a importância do evento para o Poder Público. “Quero agradecer a presença de todas as mulheres que se reúnem aqui e enaltecem a importância da 2ª Semana da Mulher Negra Pelotense. É a partir de ações como essa que vamos proporcionar mais visibilidade para a temática, mostrando que o lugar da mulher negra é onde ela quiser”, destacou Barz.

O evento organizado pelo Município homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela. Como foi lembrado durante as falas das participantes, a atividade destaca o trabalho desenvolvido por Tereza à frente do Quilombo de Quariterê, no século XVIII, quando ela assumiu as responsabilidades da comunidade após a morte de seu marido, tornando-se uma líder ainda mais efetiva que seu companheiro. Para manter a organização do quilombo, essa mulher criou uma espécie de parlamento, coordenou um sistema agrícola e desenvolveu um sistema de defesa da sua comunidade quilombola. Tereza de Benguela representa hoje um dos maiores ícones da resistência negra do período do Brasil Colônia.

Durante a roda de conversa, temas como o feminismo negro e a resistência do povo preto foram abordados pelas participantes. A ação teve como convidadas a diretora da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), professora Clotilde Victória, a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ceci da Silva de Souza, a gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), professora Helenira Goularte Brasil Dias, a advogada de mulheres com ênfase nas áreas de Direito das Famílias e Sucessões e Cível, Tuane Tarques, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde (SMS), assistente social Márcia Helena dos Santos da Rosa, a assessora legislativa e historiadora Francisca Mesquita Jesus, e a chefe do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), engenheira agrícola Rejane Ribeiro Jorge da Silva.

O titular da SAS, Tiago Bundchen, também acompanhou o evento de abertura da semana.

 PROGRAMAÇÃO

* Ontem – Lançamento da campanha “Somos Todas Tereza”, nas mídias sociais do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) e instituições integrantes.

* Quarta-feira (27), às 14h, no CDD Dunas – Projeto Narrativas Corporais – com o tema Saúde da Mulher Negra, Segurança Alimentar e Anemia Falciforme.

* Quinta-feira (28), às 16h na Bibliotheca Pública Pelotense – exibição e reflexão do documentário Axêro.

* Sexta-feira (29), às 18h, no pátio 4 do Mercado Central – evento cultural com artistas locais – Griô Sirlei Amaro.

* Sábado (30), das 8h45min às 17h15min, no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – 2º Congresso de Negros e Negras de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções