2º Desafio Rota do Pêssego contou com participação de 606 ciclistas
O 2º Desafio Rota do Pêssego, realizado domingo (4), com apoio das prefeituras de Canguçu, Pelotas e Morro Redondo, contou com 606 participantes – um aumento aproximado de 70% em relação aos 360 ciclistas de 2021. O evento é promovido pelo grupo canguçuense Sem Pedal, com participação e suporte dos três municípios. Pelotas disponibilizou quatro pontos de recepção no roteiro pela zona rural local.
“A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, tratou do preparo e da organização de pontos de apoio aos ciclistas no trajeto da nossa colônia. Somos parceiros de toda a iniciativa voltada a divulgar, estimular e favorecer o turismo rural. Nossas riquezas, cultura e empreendimentos tornaram-se mais conhecidos a partir do 2º Desafio. Os próprios participantes serão propagadores da diversificada oferta que existe no interior”, comenta o vice-prefeito e secretário Idemar Barz.
De acordo com a diretora de Turismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Veridiane Souza, empreendedores estabelecidos na Rota do Pêssego apoiaram a jornada de cicloturismo, colocando-se à disposição, a exemplo dos proprietários do salão Mayer House, Felipe, Érica e Francine Tessmer, que cederam espaço para montagem de um gazebo, com oferecimento, pelos produtores da região, de frutas, cucas, queijos, salames, bolos, bolachinhas e geleias no ponto de apoio. Também colaboraram com o evento Sucos Vô Florindo, Camping Belfiori (Camelato) e parque Stone Land.
No ano que vem, tem de novo
De acordo com o organizador Luiz Hermes Júnior, a terceira edição do Desafio Rota do Pêssego já está marcada para o ano que vem – dia 3 de dezembro de 2023. O evento idealizado para divulgar o potencial turístico da zona rural, neste ano, contou com participantes entre sete e 75 anos, atestando que não há idade para a prática desportiva e para apreciar os atrativos coloniais. Entre os ciclistas, pessoal de Santa Catarina, Uruguai e todas as regiões do Estado.
O 2º Desafio teve a largada às 8h, no Tchê Parque em Canguçu. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito em exercício de Canguçu, Cledemir de Oliveira Gonçalves. A Prefeitura de Pelotas foi representada pelo administrador distrital Rincão da Cruz, 8º distrito, Paulo Henrique Marini.
No Túnel Ferroviário, ponto de apoio do trajeto na zona rural local, os participantes foram recebidos pelo representante da Secretaria de Educação e Desporto, professor de Educação Física João Gusmão. No ponto do salão Mayer House, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, o diretor executivo Eduardo Soares e a diretora de Turismo Rural, Veridiane Souza, recepcionaram os ciclistas.