Diário da Manhã

sábado, 28 de dezembro de 2024

Notícias

30 ANOS DEPOIS… De volta ao Maracanã

18 março
09:45 2015

Depois de quase 30 anos, o Brasil volta a jogar no Maracanã. Embora a oportunidade rara e valiosa de se apresentar no maior palco do futebol nacional, o desempenho da equipe rubro-negra não tem sido suficiente para a conquista de bons resultados. Nas três vezes – duas contra o Flamengo e uma diante do Bangu – acabou sendo derrotado.

No dia 10 de março de 1984, na abertura da segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Brasil foi derrotado por 3 a 0 pelo Flamengo – gols de Adalberto, Andrade e Bebeto. Os dois rubro-negros, que se encontram nesta quarta-feira pela Copa do Brasil, voltaram a se enfrentar no Maracanã no dia 10 de julho de 1985, com a vitória da equipe carioca por 1 a 0. O gol foi marcado por Bebeto, cobrando pênalti.

Depois, o Brasil voltou ao Maracanã, dia 28 de julho, para enfrentar o Bangu pelas semifinais do Brasileiro. Tinha perdido o primeiro jogo por 1 a 0, no Olímpico, em Porto Alegre, e necessitava vencer a partida por dois gols de diferença para chegar à final. Não resistiu ao time comandado pelo atacante Marinho – autor de dois gols. O outro gol da vitória de 3 a 1 do Bangu foi marcado por Ado, enquanto Bira descontou para o Xavante.

Equipe do Brasil que enfrentou o Flamengo em 1985 no Maracanã: em pé -Nei Dias, João Luiz, Hélio Vieira, Alamir, Jorge Batata e Silva; agachados - Junior Brasília, Lívio, Bira, Zezinho e Canhotinho Foto: Arquivo pessoal de Rogério Moreira

Equipe do Brasil que enfrentou o Flamengo em 1985 no Maracanã: em pé -Nei Dias, João Luiz, Hélio Vieira, Alamir, Jorge Batata e Silva; agachados – Junior Brasília, Lívio, Bira, Zezinho e Canhotinho
Foto: Arquivo pessoal de Rogério Moreira

Xavante tenta façanha no Rio

BRASIL terá de superar o “forte” adversário para continuar na disputa nacional FOTO:  Alisson Assumpção/DM

BRASIL terá de superar o “forte” adversário para continuar na disputa nacional
FOTO: Alisson Assumpção/DM

Não resta outra alternativa ao time de Rogério Zimmermann que não seja a vitória por dois gols de diferença para voltar para Pelotas classificado à próxima fase do segundo maior campeonato de futebol do Brasil. Mas isso não é tarefa das mais fáceis. O adversário é o Flamengo e o jogo no Maracanã, a partir das 22h desta quarta-feira.

No jogo de ida entre os dois rubro-negros, no Bento Freitas, o time carioca venceu pelo placar de 2 a 1, dia 25 de fevereiro. Portanto, na pior das hipóteses, o Brasil tem de devolver o placar hoje à noite para decidir a vaga nas penalidades. Se fizer dois gols e não levar nenhum, a classificação será assegurada nos 90 minutos.

E mais uma vez, em função dos acontecimentos na partida pela semifinal da Série D, em Londrina, ano passado, a que o STJD optou pela culpabilidade ao time pelotense, o técnico Rogério Zimmermann terá menos opções para escalar a equipe que precisa do resultado positivo. Dos titulares, ele não poderá contar com Cirilo, suspenso, além de vários reservas. Washington, lesionado é outro que não enfrentará o Flamengo.  Na vaga de Cirilo, assim como ocorreu no jogo em Pelotas, o comandante deverá utilizar o jovem Ricardo Bierhals.

Mesmo com cautela diante do rubro-negro carioca, o Brasil não vai abdicar de jogar e buscar o resultado que lhe serve para seguir na segunda maior competição do futebol brasileiro. Para isso, a dupla de ataque, Alex Amado e Nena vão tentar “infernizar” a zaga do time de Vanderlei Luxemburgo, Nena, aliás, é o responsável pelo jogo desta noite. Na partida no Bento Freitas, o Brasil perdia por 2 a 0 até os 46 minutos do tempo final, quando o atacante descontou e colocou o Xavante novamente na disputa.

FLAMENGO – O último treino comandado por Vanderlei Luxemburgo foi cercado de mistérios. Para começar, o treinador optou por fechar o treino à imprensa e aos torcedores. A única certeza que se tem é que Everton e Arthur Maia, que estavam lesionados, voltaram a treinar com bola e podem aparecer como opções no banco.

Uma das expectativas do Flamengo para a partida passa pelos pés de Pará. O lateral-direito, que chegou com a árdua missão de substituir o ídolo Léo Moura, tem feito boas partidas e, aos poucos, vai agradando à torcida. Ele foi autor de um dos gols da vitória carioca na Baixada. O outro foi de Alecsandro.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO   x  BRASIL

FLAMENGO: Paulo Victor; Pará, Marcelo, Wallace e Anderson Pico;
Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Marcelo Cirino, Alecsandro e Gabriel. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BRASIL: Eduardo Martini; Wender, Ricardo Bierhals, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Cleiton, Diogo Oliveira e Felipe Garcia; Alex Amado e Nena Técnico: Rogério Zimmermann

ARBITRAGEM: Rodolpho Toski Marques, com Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (trio do Paraná)

LOCAL: Maracanã.

INICIO: 22h.

Comentários ()

Seções