31 de maio | Dia Mundial sem tabaco
A chamada para 31 de maio de 2021 é “Comprometa-se a parar de fumar”. Sabidamente o tabagismo predispõe ao adoecimento de doenças, atualmente de forma particular aos fumantes ativos, passivos e fumantes de terceira mão a tornarem-se vítimas do Covid-19.
Os fumantes adoecem mais facilmente em consequência à fragilidade pulmonar ocasionada pelo uso diário do tabaco em qualquer de suas diferentes e agressivas apresentações.
Dados colhidos junto a Aliança de Controle ao Tabagismo – ACT “o tabagismo é a principal causa de doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, cânceres e diabetes), são responsáveis por 74% das mortes no Brasil. A despesa do cigarro, para o Governo, inclui gastos de R$57 bilhões com doenças, perda de produtividade e mortes prematuras. Este custo / despesa / prejuízo causado pela indústria da nicotina equivalem a 6 meses de auxílio emergencial de R$600 para 16 milhões de brasileiros”.
São mais de 50 doenças causadas pelo fumo. O tabagismo é a principal causa de morte que pode ser evitada no mundo.
É responsável por 12,6% de todas as mortes no Brasil _ são 428 mortes por dia e 156.216 mortes por ano.
O tabaco mata 2 em cada 3 fumantes habituais (média 10 cigarros por dia). Esta dependência, em 90% das vezes, começa próximo aos 14 anos de idade pela influência – mau exemplo muitas vezes dos familiares, professores, atletas e artistas.
Mesmo sabendo que a nicotina é a droga com maior poder de causar dependência (química, física, psíquica e comportamental) ainda é imenso o número de tabagistas, não importando o grau de instrução do fumante.
Durante esta Pandemia estamos vivenciando a oportunidade, para de uma vez por todas, cessar com o tabagismo. O momento é de extremo cuidado para TODOS. Sabemos que fumar é um ato coletivo, caracterizado pelos conceitos de fumantes ativos, fumantes passivos e fumantes de terceira mão.
Para e repara
Não fumas no supermercado, nem mesmo nas lojas tu fumas.
Não fumas na Igreja ou templos que frequentas.
Não fumas no clube do teu coração.
Não fumas nas filas das lotéricas nem nas filas dos bancos tu fumas.
Não fumas no ônibus, no taxi, muito menos no lotação.
Não fumas nos Hospitais, jamais.
Por favor, ou por amor, ou pelo que for…
Para de fumar: PARA SEMPRE.
Entendemos que o ponto inicial para a cessação do tabagismo é o firme propósito do fumante em querer parar de fumar, atitude que irá prevenir uma gama imensa de doenças e proporcionar qualidade de vida ativa!
“Comprometa-se a parar de fumar” _ procure o UBS do seu bairro, o Centro de Especialidades da SMS ou o médico de sua preferência e demonstre sua intenção de acabar com a dependência da pior droga já estudada pela ciência.
É benefício para sua Saúde e de todas as pessoas de sua convivência, no lar, no trabalho e no lazer.
Roni Quevedo – Médico