Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

32 mil visitantes vieram à Fenadoce através de excursões

32 mil visitantes vieram à Fenadoce através de excursões
21 junho
08:28 2023

O monitoramento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), durante os 17 dias da 29ª Fenadoce, identificou o aumento do público visitante, por meio de excursões para Pelotas. Ao todo, foram 904 viagens dessa modalidade que trouxeram à Feira e à cidade 31,8 mil pessoas, oriundas de 155 diferentes municípios.

O levantamento feito por equipe de profissionais da Sdeti, em parceria com o CDL, registrou aumento significativo em relação ao número verificado no ano passado, quando 744 grupos de viagens estiveram na cidade, no mesmo período. Neste ano, foram apontadas vindas de ônibus ou vans de 115 municípios, dentre eles, 91 excursões do Estado, 18 do Uruguai, cinco de Santa Catarina e uma de São Paulo. As cidades de onde mais vieram visitantes foram Porto Alegre, com 37 excursões, e Bagé e Camaquã, com 21. Todos os grupos que chegaram à feira foram recepcionados pelas equipes que fizeram os apontamentos e receberam materiais de informação e orientação turística.

Movimento e reflexos na economia

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, atribui esse aumento de excursões à demanda reprimida dos últimos anos em função da pandemia. “O ano passado foi o primeiro após um período sem Fenadoce e as pessoas ainda estavam receosas em viajar em grupos. Este ano, com mais segurança, o público retomou as viagens coletivas. Muitos priorizam as questões econômicas e também os momentos de convivência”, avaliou.

Com relação à economia, Bazanella diz ser incontestável a movimentação, principalmente, no setor gastronômico, além do comércio em geral. “Não há dúvida que cerca de 70% desse público visitou o Centro Histórico ou outros pontos turísticos de Pelotas, como o Laranjal, consumindo nos comércios locais, além de despertar os visitantes para as demais atrações da cidade. À medida que o turista conhece a cidade, ainda que em parte, ele passa a incluir Pelotas para um futuro roteiro, considerando que muitos não conseguem ver tudo durante as excursões”, observou o gestor.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções