45ª FEIRA DO LIVRO : Espaço para conversa com os escritores vai ser a novidade
A 45ª Feira do Livro foi oficialmente lançada com um café da tarde, na última sexta-feira, na confeitaria Pane Mio Gourmet.
Ao lado do patrono Klécio Santos e da oradora Lisarb Crespo da Costa, a produtora Téia Bender apresentou as novidades desta edição, cujo tema é “A Cidade dos Livros: Patrimônio e Imaginação”. O evento será entre os dias 1º e 19 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório. Já a cerimônia de abertura está marcada para o dia 3, às 19h.
A principal novidade deste ano é a criação de um espaço para conversa com os escritores, além das tradicionais sessões de autógrafos. Serão oferecidas atividades gratuitas diariamente, das 13h às 22h, em diversos pontos, como o Mercado Público e a Bibliotheca Pública Pelotense. “A intenção é valorizar nosso patrimônio cultural e histórico, inclusive com uma homenagem à Bibliotheca, que é tema do livro do Klécio e presidida pela Lisarb”, explicou. Paralelamente, ocorre no dia 18 de novembro a Virada Cultural, com programação descentralizada a partir das 20h. A atração principal é o show “A Casa é Sua”, com o músico e poeta Arnaldo Antunes, no Palco Cidade, no Largo do Mercado.
O patrono agradeceu o convite e disse que estará presente todos os dias na Feira. “Sempre digo que escrevo livros sobre Pelotas para retribuir tudo o que a cidade fez por mim. Foi aqui que estudei e comecei minha carreira jornalística”, contou Klécio, que além de “Bibliotheca Pública Pelotense”, é autor de “Mercado Central de Pelotas”. Atualmente, o porto-alegrense comanda a Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Já atuou nos jornais Diário da Manhã, Diário Popular, Correio do Povo e Zero Hora.
A oradora Lisarb foi procuradora Geral do Município de Pelotas e do Estado, e professora de Direito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assumiu a presidência da Bibliotheca Pública Pelotense em 2002, tornando-se a primeira mulher a presidir a instituição.
Participaram do lançamento da Feira os secretários de Governo, Clotilde Victória, e de Cultura, Giorgio Ronna.