500 minutos sem tomar gol
O gol marcado por Alan, do Sindicato dos Atletas Profissionais do RS, passou despercebido; e nem poderia ser diferente porque era apenas um jogo-treino no começo de mais uma temporada. Esse gol, porém, quebrou uma longa invencibilidade da defesa do Brasil.
A equipe rubro-negra estava sem ser vazada a cerca de 500 minutos. A última vez em que Eduardo Martini buscou a bola na rede tinha sido no dia 19 de setembro – derrota de 2 a 1 para o Guarani no Bento Freitas.
O Brasil passou por cinco jogos sem tomar gol: vitórias de 2 a 0 diante do Tupi e 1 a 0 contra o Fortaleza; e os empates com o time cearense, no Castelão; e nos dois confrontos com o Vila Nova pelas semifinais da Série C. A invencibilidade se manteve por quase todo o primeiro tempo do amistoso com o Sindicato.
Esse período sem tomar gol começou, curiosamente, com a entrada de Teco no time titular na partida diante do Tupi em Juiz de Fora. E com ele em campo, o Brasil segue com a defesa invicta. Quando Alan marcou seu gol na quarta-feira, a dupla de zaga estava formada por Leandro Camilo e Fernando Cardozo. Teco entrou em campo apenas no segundo tempo.
ENSAIO – A partir desta quarta-feira o Brasil começa a testar sua força e também conhecer o potencial de seus futuros adversários no Gauchão. O Cruzeiro, com quem o Brasil joga amanhã em Viamão, será o adversário da segunda rodada no estadual – dia 3 de fevereiro.
Uma hipótese que entusiasmou a torcida diz respeito à possível volta de Leandrão ao Brasil. Mas o atacante segue com contrato no Vasco e não foi incluído na lista de 17 dispensas feitas pelo clube logo após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Isso indica uma tendência que ele terá nova chance com o técnico Jorginho.