5ª Feira Municipal do Morango é prorrogada até o dia 24
Para atender à procura de parte de consumidores e oportunizar ao produtor o incremento na comercialização, a 5ª Feira Municipal do Morango está prorrogada até a véspera de Natal (24). A realização é da Prefeitura e participação da Emater, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio do Sicredi. De 1º de outubro até dia 30 de novembro, mais de 13.998 quilos da fruta in natura foram vendidos, além de 1.165 cucas e 1.377 potes de geleia de fabricação colonial.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, pasta que coordena a Feira, informa que quatro pontos na cidade disponibilizam exclusivamente morango e derivados, além de outros oito, que também comercializam variedades de pêssego. “As vendas de morango, neste ano, superam as de 2020 em aproximadamente 40%. Até agora, a fruta já movimentou em torno de R$ 250 mil.”
Confira os pontos de comercialização
* Largo do Mercado Central – de segunda a sábado – pêssego e morango
* Condomínio Terra Nova – segundas-feiras – pêssego e morango
* Avenida Fernando Osório, entrada do Lindoia – terças-feiras – pêssego e morango
* Avenida Salgado Filho, defronte a Havan – terças-feiras – pêssego e morango
* Guabiroba, praça central – terças-feiras – somente morango
* Avenida Dom Joaquim com Juscelino Kubitschek de Oliveira – quartas-feiras – pêssego e morango
* Avenida Bento Gonçalves, próximo do BIG – quartas-feiras – somente morango
* Parque Dom Antônio Zattera, defronte a Churrascaria Lobão – de segundas a sextas-feiras – somente morango
* Rua Barão de Santa Tecla esquina avenida Bento Gonçalves – de segundas a sextas-feiras – somente morango
* Avenida Duque de Caxias defronte o Sicredi – quintas-feiras – pêssego e morango
* Laranjal – avenida Rio Grande do Sul esquina avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior (praia) – sábados e domingos – pêssego e morango
* Laranjal – Trapiche – sábados e domingos – pêssego e morango
Safra boa
Considerada como boa, a safra deste ano assegura a Pelotas a colocação no ranking entre os maiores municípios produtores de morango do Estado. A zona rural conta com 40,5 hectares de produção da fruta. A atividade é praticada por 170 famílias envolvidas, das quais 85 dedicam-se ao cultivo fora do solo (estufas).
O secretário Jair Seidel salienta que a produção em estufa tem crescido em Pelotas. “O método garante que a produtividade se estenda por mais meses durante o ano, não apenas em outubro e novembro, como no passado. Isso dá oportunidade para se prolongar a Feira, favorecendo tanto o produtor como o consumidor. O Município e a Emater têm fomentado a expansão do cultivo fora do solo, por resultar em maior produtividade e em mais qualidade e sanidade da fruta.”