5ª Festa do Peixe e do Camarão na Colônia Z3 é cancelada
A safra frustrada de camarão e de peixes, principalmente tainha, na região da Colônia Z3, é responsável pelo cancelamento da 5ª Festa do Peixe e do Camarão, agendada para o dia 26 deste mês. As vendas elevadas na Semana Santa e a falta de disponibilidade do pescado na Lagoa não permitiram a formação de estoque para abastecer a demanda geralmente registrada nas edições do evento.
“Infelizmente, configura-se um ano de dificuldades para os pescadores. As condições climáticas foram desfavoráveis. Em dezembro e janeiro, o nível da água da Lagoa subiu, prejudicando a entrada de larvas de camarão e de alevinos de peixes”, observa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
A temporada de pesca e de captura de camarão continua liberada até o dia 31 deste mês. A partir desta data, quando é aberto o período de defeso, os pescadores passam a receber seguro.
EDIÇÃO DE 2018
A Festa do Peixe e do Camarão de 2018 contou com centenas de pessoas. Entre os pratos típicos da Colônia de Pescadores, oferecidos no almoço, camarão e tainha assada lideraram a procura. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pela Emater e pelas entidades de classe dos pescadores, e conta com apoio e mobilização da comunidade.