Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

5º Festival Internacional Sesc de Música movimenta Pelotas até 30 de janeiro

5º Festival Internacional Sesc de Música movimenta Pelotas até 30 de janeiro
19 janeiro
10:37 2015

Concerto de abertura, com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Yamandu Costa e Ernesto Fagundes, lotou o Theatro Guarany, neste domingo (18/01)

Segue durante todo o mês, em Pelotas/RS, o 5º Festival Internacional Sesc de Música. A abertura do evento, já considerado um dos maiores da área na América Latina, aconteceu neste domingo (18/01), no Theatro Guarany e reuniu um grande público, além de representantes da classe artística de 12 países, autoridades estaduais e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc. A apresentação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro com o músico Yamandu Costa, ao violão, e Ernesto Fagundes, no bumbo leguero, foi o destaque da noite de estreia do Festival.

“O que a cidade de Pelotas vai vivenciar nestes 13 dias com certeza emocionará a todos. A música vai emanar e fazer o que ela faz tão bem, que é tocar o sentimento das pessoas. O meu desejo é que com a realização deste festival as grandes homenageadas sejam, de fato, as pessoas”, disse durante a solenidade de abertura do evento o diretor do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva. Representando o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o diretor da Fecomércio e conselheiro do Sesc, Sérgio Neves, ressaltou que “a mobilização de hotéis, restaurantes e do comércio como um todo é visível, e este aspecto econômico é mais uma forma de contribuir e prestigiar a cidade”.

A apresentação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro com o músico Yamandu Costa, ao violão, e Ernesto Fagundes, no bumbo leguero, foi o destaque da noite de estreia do Festival.

A apresentação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro com o músico Yamandu Costa, ao violão, e Ernesto Fagundes, no bumbo leguero, foi o destaque da noite de estreia do Festival.

O músico e secretário estadual da Cultura, Victor Hugo, afirmou que “é muito gratificante iniciar o ano com este festival. Carinhosamente quero abraçar a todos os músicos que fazem parte desta realização e cumprimentar a toda equipe do Sesc pelo que fazem pela cultura do RS”. Concordando com o secretário, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, acrescentou: “É visível o quanto a música desperta o lado positivo das pessoas e, no nosso caso, vamos além pois o que se vê é o festival promovendo a cidade para si mesma, a crença em si mesma. Hoje Pelotas é uma cidade cheia de vida”.

A Orquestra Residente, acompanhada da Cia de Dança Muovere e a Orquestra Unisinos Anchieta, com o Concerto Série Pop, na companhia de Renato Borghetti são algumas das atrações dos próximos dias. Veja detalhes da programação em www.sesc-rs.com.br/festival.

Sobre o Festival – Centenas de músicos, alunos e professores de todas as partes do mundo estão em Pelotas e se dedicam intensamente à música até 30 de janeiro. Além das apresentações, todas gratuitas para a comunidade, há uma dedicação especial ao eixo pedagógico do evento, pois classes de instrumentos e canto acontecem diariamente, envolvendo jovens brasileiros e de países como Argentina, Venezuela, Chile, Peru, Colômbia, França, Estados Unidos e África do Sul. As aulas acontecem em locais variados da cidade, no turno da manhã; assim como as intervenções artísticas e os concertos, à tarde e à noite.
O Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, e apoio cultural da Faculdade Senac; da Universidade Federal e Museu do Doce, de Pelotas; da Universidade Católica de Pelotas; Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Expresso Embaixador e Ospa.
Os ingressos são limitados e podem ser retirados no Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 849), de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos para os espetáculos, conforme cronograma abaixo. Na retirada das senhas, sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será destinado a instituições sociais do próprio município por meio do Programa Mesa Brasil Sesc. Abaixo o cronograma de retirada dos ingressos:

  • – Até 20/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para espetáculos de 21 e 22/01;
  • – 22, 23, 24 e 25/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para espetáculos de 25, 26 e 27/01;
  • – 25, 26, e 27/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para espetáculos de 28 e 29/01.

Mais informações sobre o 5º festival Internacional Sesc de Música podem ser obtidas pelo site  www.sesc-rs.com.br/festival

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções