Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

95ª EXPOFEIRA : Sustentabilidade é destaque na tradicional Conferência Rural

95ª EXPOFEIRA : Sustentabilidade é destaque na tradicional Conferência Rural
16 setembro
10:15 2021

Evento técnico-científico conta com mais de cem horas de atividades.

Pelo menos cinquenta atividades já integram a agenda da tradicional Conferência Rural da 95ª Expofeira Pelotas. “Oportunidades para o agronegócio” e “Investimentos verdes”, abrem a programação de palestras do maior evento técnico-científico da região sul que neste ano aborda a sustentabilidade aplicada ao setor.

Ao longo de mais de cem horas da programação distribuída entre os dias 4 e 9 de outubro, estão confirmados simpósios, seminários, painéis e o ciclo de palestras Momentos Masters com participação de autoridades políticas, científicas e empreendedores do agronegócio de renome nacional. A Conferência Rural de 2021 acontece de forma híbrida (presencialmente e com transmissão ao vivo pela plataforma digital do evento) e ganha um espaço exclusivo no pavilhão Jorge Gertum na Associação Rural de Pelotas.

“A ideia é debater sustentabilidade em seu conceito mais amplo possível – social, ambiental e econômico”, diz José Luiz Kessler, produtor rural responsável pela coordenação das palestras já agendadas para os Momentos Masters da Conferência. Dentre elas, destaca a do pesquisador Décio Luiz Gazzoni, da Embrapa, que aborda o tema Investimentos Verdes sob o viés da produtividade. “Há muito o que fazer no setor para entender esse tipo de oportunidade”, justifica.

A dependência de insumos, agricultura de baixo carbono (sistema ABC), oportunidades de crédito para desenvolvimento de técnicas mais modernas de plantio e a atualização de leis que preveem bônus a produtores que conservam biomas, como a Lei de Pagamentos Ambientais, sancionada em janeiro deste ano, são temas confirmados na programação semanal da conferência.

As demais atividades vão debater toda a cadeia produtiva da região, como eqüinocultura, bovinocultura (de corte e leite), ovinocultura (carne e lã), produção agrícola larga escala, como arroz e soja, à agricultura familiar, como a fruticultura, piscicultura, monitoramento e previsão do tempo, além do 12º Seminário Turismo Rural 2021 da Costa Doce Gaúcha, marcado para o dia 7 de outubro.

Para o presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez, a troca de conhecimento eleva o espírito de retomada da Expofeira 2021. “Nossa região se destaca por sua ampla variedade de cadeias produtivas. Além da geração de empregos, essas atividades representam movimento econômico para o campo, para a cidade e para as microrregiões através, inclusive, da arrecadação tributária. O fomento ao conhecimento e à implementação de novas tecnologias no setor, à troca de experiências e à geração de negócios fazem parte do espírito que move a Expofeira de Pelotas em busca do desenvolvimento do agronegócio regional”, complementa.

Inscrições

As inscrições para acompanhar as atividades com transmissão digital podem ser feitas por um link disponibilizado na plataforma da 95ª Expofeira (www.expofeirapelotas.com.br). O acesso à programação presencial será por ordem de chegada, de acordo com o limite de público estabelecido pela Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde. A mesma regra vale para ingresso ao parque Ildefonso Simões Lopes.

Atividades presenciais serão determinadas pela Vigilância Sanitária, por meio do Grupo de Trabalho que inclui representantes da ARP e da Prefeitura, via Secretaria de Saúde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções