Diário da Manhã

quinta, 26 de dezembro de 2024

Notícias

Restauração do Theatro Sete de Abril segue em andamento

Restauração do Theatro Sete de Abril segue em andamento
17 agosto
08:39 2020

Iniciada em setembro de 2019, intervenção no prédio histórico parou durante 22 dias, por conta da pandemia, o que não deve afetar significativamente o cronograma

As obras de restauração do Theatro Sete de Abril, iniciadas em 23 de setembro de 2019, prosseguem, com 38,66% de execução até o momento. A chamada Etapa 2, primeira fase do restauro do prédio, está em andamento, com R$ 2.352.668,30 investidos do total do valor destinado, de R$ 6.083.997,75, para essa parte da intervenção.

Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas/Iphan, do governo federal. O trabalho é realizado pela Construtora Biapó Ltda, com fiscalização da Prefeitura de Pelotas, via Secretaria de Cultura (Secult).

Quem passa em frente ao Sete, no Centro Histórico de Pelotas, pode perceber a mudança do visual da fachada, com a pintura à base de cal, recomendada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre a parte externa e a interna, já terminaram os serviços de Arqueologia no pátio, escavação, construção de Caixa Cênica em estrutura metálica, parede em gesso acartonado, pintura interna e em forros.

Detalhes do restauro

Para os banheiros ocorreu a instalação de cuba de sobrepor, lavatório em louça e bancada de granito com saia. Foram instaladas tubulação para sonorização, malha de cobertura e barras de descida para SPDA, estrutura metálica destinada à cobertura de vidro aramado, guarda-corpos de madeira com corrimão no mesmo material para o anexo administrativo, rodapé em argamassa e janelas.

A obra teve início no dia 23 de setembro de 2019 e parou entre 24 de março e 15 de abril, por conta das exigências de distanciamento social adotadas, com o avanço do novo coronavírus no município. A pausa, no entanto, não deve alterar significativamente a previsão de término.

A segunda fase do restauro, a Etapa 3, deverá ser licitada, e está em fase de atualização de orçamentos. Nela, serão colocados equipamentos e mobiliário do teatro, como poltronas, cortina, iluminação, climatização e sistema de som.

Relembre o caso

O Theatro Sete de Abril foi interditado pelo Ministério Público há uma década, no ano de 2010. O primeiro estágio de recuperação da edificação foi concluída em 2014, com a reabilitação da cobertura. O imóvel foi tombado pelo Iphan em 1972, quando passou a integrar o Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. A sua inauguração ocorreu no ano 1833, o que o tornava, antes do seu fechamento, um dos teatros mais antigos do País ainda em funcionamento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções