Brasil empata com vice-líder Paraná pela Série B
Tricolor saiu na frente com Renan Bressan, mas Rodrigo Ferreira, de longe, garantiu igualdade xavante na Baixada
Por: Henrique König
O Paraná todo mundo sabia que era um grande adversário, mas todo mundo espera algo de um sábado à noite. A partida começou às 18h30 no Bento Freitas e é preciso elogiar a drenagem do gramado que resistiu às fortes chuvas. Os gols foram no segundo tempo. Após o Brasil ter sua melhor chance, o escanteio a favor virou pesadelo contra e Renan Bressan fez 1×0 para o Paraná. Mas, quando tudo parecia perdido, Rodrigo Ferreira, em jogada ensaiada de falta, arriscou o chute de muito longe e deu certo: 1×1, placar final.
O Brasil volta a campo na quarta-feira (30), às 16h30, em horário distinto para encarar o Confiança do Sergipe, lá em Aracaju. Jogo é válido pela 12ª rodada da Série B. O Brasil soma 14 pontos, através de 3 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.
Empate molhado
Sem Danilo Gomes lesionado, o técnico Hemerson Maria promoveu Gegê como armador central, com Matheus Oliveira pela direita, Jarro pela esquerda e Gabriel Poveda novamente no comando de ataque. Foi o segundo jogo consecutivo em que o rendimento de Poveda pouco apareceu.
O Paraná controlou melhor a posse de bola, sendo destacado pelo treinador xavante que é o ritmo que o Tricolor atribui a seus jogos na Série B, com muita troca de passes e entrosamento advindo desde o início da temporada. O Brasil teve que se resguardar bastante, para evitar as infiltrações paranistas.
No primeiro tempo, Matheus Oliveira, em dois arremates de fora da área, assustando Alisson, foi o nome das chegadas rubro-negras. Ainda houve uma ótima trama do Xavante, em que a bola passou pelos companheiros de ataque, houve lançamento de Matheus Oliveira para Jarro, ele dominou, entrou na área, quase chegou na pequena área e foi puxado pela camisa, mas o árbitro nada marcou.
Na etapa final, um castigo para o Brasil. Quando Alex Ruan, à esta altura meio-campista, enquanto Mateus Mendes cobria a lateral esquerda, arriscou e obrigou
Alisson a espalmar para escanteio, o Xavante tinha um grande momento no jogo. Mas quando cobrou escanteio, o Paraná saiu com toda sua qualidade em veloz contra-ataque e a bola foi passada para Renan Bressan, o meia catarinense e naturalizado bielorrusso, fazer 1×0, em bela conclusão.
O gol era a chamada água no chopp do vermelho e preto, mas ainda havia esperança. Hemerson tentou com todas as suas fichas e a bola parada resolveu. Uma jogada despretensiosa. Em cobrança de falta de muito longe, o passe foi para Rodrigo Ferreira. Ele, com certa experiência para cruzamentos e arremates de longe, resolveu arriscar e a bola passou por todo mundo e acabou no canto da meta para selar o empate: 1×1. Bonito gol do lateral direito, que já havia servido assistências para seus companheiros em jogos anteriores.
Com o empate, o Brasil manteve-se no meio da tabela da Série B, querendo cada vez mais distância do Z-4, enquanto o Paraná esteve próximo de ser líder, mas fica em segundo lugar, atrás do Cuiabá.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 1×1 PARANÁ CLUBE
BRASIL: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Lázaro, Héverton e Alex Ruan; Sousa, Bruno Matias (Cristian), Gegê (Mateus Mendes), Matheus Oliveira (Simião), Jarro (Rafael Vinicius) e Gabriel Poveda (Luiz Henrique). Técnico: Hemerson Maria.
PARANÁ: Alisson; Paulo Henrique, Salazar, Fabrício e Jean Victor; Karl, Higor Meritão, Renan Bressan (Michel), Marcelo (Gabriel Pires), Andrey e Bruno Gomes (Léo Castro). Técnico: Allan Rodrigo.
- ÁRBITRO: Ivan Junior; auxiliado por Dmii Cardoso e Uesclei dos Santos.
- GOLS: Renan Bressan (PAR) e Rodrigo Ferreira (BRA).
- Partida válida pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada no Bento Freitas, em Pelotas, no sábado (26).