Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Policiamento Comunitário garante mais segurança para população

Policiamento Comunitário garante mais  segurança para população
17 janeiro
13:06 2014

Em um trabalho conjunto da Secretaria de Segurança Pública, 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) e Prefeitura Municipal de Pelotas, será implantado a partir de março de 2014, na cidade de Pelotas, o policiamento comunitário.

A cidade de Pelotas conta hoje com uma população aproximada de 329.000 habitantes, com um variado número de estabelecimentos de ensino e um grande centro comercial, tanto na área central como nos bairros, o que acaba por atrair pessoas de varias regiões para conhecer e usufruir de tais recursos.

Policiais já estão sendo selecionados para atuarem no Policiamento Comunitário

Policiais já estão sendo selecionados para atuarem no Policiamento Comunitário

Para atender tal demanda, está previsto a instalação de onze núcleos de policia comunitária em Pelotas. Os bairros que receberão os núcleos foram escolhidos de acordo com o potencial para o desenvolvimento do Projeto.

O objetivo maior consiste em aproximar a policia da comunidade e através desta estreita relação, reduzir os índices de criminalidade da região.

Para executar esta atividade, já estão sendo selecionados os policiais militares que, em um primeiro momento, tenham o perfil para trabalhar no Projeto. Outro requisito é que os policiais residam nos bairros onde será implantado o Projeto Policia Comunitária. Após a seleção dos policiais, terá inicio a qualificação dos mesmos que se dará através do Curso de Polícia Comunitária.

A implementação acontecerá a partir do recebimento dos recursos que consistem em viaturas, kit de proteção individual, coletes, armamento e rádio transceptor entre outros, para a implementação dos núcleos de policiamento comunitário.

Os núcleos consistem em:

  • Núcleo 01 – Coordenação.
  • Núcleo 02 – Bairros Pestano e Getúlio Vargas.
  • Núcleo 03 – Bairros Santa Terezinha, Cohab Lindoia, Pycrespo e Sitio Floresta.
  • Núcleo 04 – Bairros Cruzeiro, Humuarama e Recanto de Portugal.
  • Núcleo 05 – Balneário dos Prazeres e Colônia de pescadores Z-3.
  • Núcleo 06 – Bairros Dunas, Obelisco e Vasco Pires.
  • Núcleo 07 – Bairros Navegantes I, II e III.
  • Núcleo 08 – Bairro Simões Lopes.
  • Núcleo 09 – Bairros Porto, Fátima e Balsa.
  • Núcleo 10 – Bairros Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona.
  • Núcleo 11 – Bairros Fragata, Guabiroba e Farroupilha.
Um grupo formado de 3 à 4 policiais deverá atuar em cada núcleo

Um grupo formado de 3 à 4 policiais deverá atuar em cada núcleo

A Polícia Comunitária é a alternativa que melhor se adapta ao Estado Democrático de Direito, Ela é uma alternativa que se sobrepõe ao modelo tradicional de Polícia, cujo enfoque é combater o crime depois que ele ocorre. Cada dia se percebe que é preciso antecipar-se ao crime, agindo sobre as causas para que ninguém seja vitimado. Este processo precisa que todos estejam comprometidos.

Com a presença da viatura e do policial nos bairros, haverá uma melhor e mais rápida resposta no atendimento da população, sabendo-se que para se obter a eficácia na execução do processo, torna-se necessária também a participação da comunidade da região.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções