VITÓRIA CRUCIAL : Brasil ganha do Esportivo em Bento Gonçalves e arranca na tabela
Por: Henrique König
O Brasil somou seus primeiros três pontos no Gauchão 2021. Pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho, duelo na noite de sábado, às 20h, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Netto, começando como titular pela primeira vez, marcou o gol rubro-negro ainda no primeiro tempo. O time de Claudio Tencati venceu as adversidades, como a falta de tempo de preparação e o pouco entrosamento na equipe.
Com o resultado e três pontos na conta, o Brasil deixa a zona de rebaixamento. No próximo enfrentamento, volta a jogar no Bento Freitas, quando recebe o Caxias. Partida inicialmente marcada para dia 14 de março.
O JOGO NA SERRA
O Brasil mudou radicalmente a escalação. Após sofrer contra o Grêmio, na derrota por 4×1, Tencati usou três zagueiros. Camilo voltou ao time titular. No meio campo, Douglas Araújo foi para o banco e Rômulo, regularizado estreou. No ataque, Netto começou como titular. Matheuzinho sentou.
O desempenho no primeiro tempo foi bom, mas teve susto. Aos 4’, Itaqui tentou de fora da área e acertou a trave.
Aos 19’, o gol xavante: André Krobel fez grande jogada, carregou e soltou a bola para Netto. O atacante dominou com categoria e finalizou com precisão: 1×0.
Na resposta do Esportivo, finalização forte de Juninho Tardelli e grande defesa de Matheus Nogueira, aos 23’. O Brasil ainda teve as duas melhores situações da sequência da etapa. Aos 36’, Netto chutou, o goleiro deu rebote e Bruno Paraíba perdeu um gol incrível, finalizando sobre o próprio companheiro. Aos 43’, Jarro, um dos melhores em campo, serviu Netto, que chutou e quem salvou foi o zagueiro Igor, do Esportivo. Era questão de caprichar mais para confirmar a vitória na serra.
No início do segundo tempo, o Brasil continuava perto do segundo gol. Acertou uma bola no travessão em chute de muito longe com André Krobel. Mas o Esportivo também colocou na moldura em seguida, igualando as bolas na trave na etapa final. Foi em um escanteio em que Mateus Santana quase guardou na cabeçada.
O Brasil passou a esperar o Esportivo vir com a bola. Quando recuperava, faltava a qualidade para armar o contra-ataque certeiro. Em investida, Jarro serviu para Bruno Paraíba, que mandou em cima do goleiro Anderson.
Aos 20’, o Xavante perdeu um gol inacreditável. Jarro puxou a jogada, foi garçom novamente para Bruno Paraíba, que pisou na bola, mas girou, encarou o goleiro, chutou na trave e a bola voltou no defensor para sair em escanteio, em um verdadeiro pinball.
O Esportivo tinha mais volume, mas as chances eram xavantes. Jogada no fundo de campo, cruzamento à meia altura e Jarro desviou de primeira, mas não conseguiu acertar o gol, por um detalhe.
Aí o Esportivo teve uma senhora oportunidade aos 37’. Falta na meia-lua. William cobrou e a bola subiu demais, na linha de fundo. O Brasil tinha boa postura defensiva, anulava o time azul e branco. Já aos 49 minutos, uma finalização de dentro da área e Matheus Nogueira segurou firme pelo Rubro-Negro, sem rebote. Foi a bola que garantiu a salvação, firmado o contrato pelos primeiros três pontos para o time da Baixada.
ESPORTIVO: Anderson; Itaqui (Jocinei), Junior Alves, Igor e Samuel Balbino; Lucas Hulk, Mateus Santana, Juninho Tardelli (Emerson ), Vinicius Martins (William), Daniel Cruz e Warlei (Gonzalo). Técnico: Luiz Carlos Winck.
BRASIL: Matheus Nogueira; Leandro Camilo, Ícaro, Héverton; André Krobel (Alan Dias), Rômulo, Bruno Matias (Everton Dias) e Igor Miranda; Jarro, Netto (Matheuzinho), Bruno Paraíba (Gabriel Terra). Técnico: Claudio Tencati.
- ÁRBITRO: Anderson Daronco
- GOL: Netto (19’)
- Partida válida pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho 2021