COLETIVO DE AUTORES : Festim de Maio com palestras e oficinas
Nesta segunda às 19h, abertura da programação do “3º Festim de Maio”
Por Carlos Cogoy
Para participar do Coletivo de Autores de Pelotas, é necessária a publicação de obra, ou constar nalguma antologia, e ser natural da cidade, ou por aqui radicado. O grupo que surgiu em 2019, tem como objetivo a valorização da produção literária local, e reúne dezessete autores. Desde o primeiro ano, o coletivo realiza o Festim de Maio. Neste ano, a terceira edição acontece online, entre os dias 24 e 29. A programação é gratuita, e basta acessar @euleiopelotas no Instagram.
Já as oficinas e sarau virtual, serão em sala do Google Meet. A inscrição nas oficinas, acontece mediante o preenchimento de formulário, que está disponibilizado no Facebook, acessando Charlie Rayné. Informações: (53) 9 8117.7746.
ABERTURA na segunda-feira às 19h. Leitura e bate-papo, reunindo os autores Charile Rayné, Fernanda Monteiro e Jefferson Ajala Gonçalves. A apresentação musical será autoral, com Julinho do Cavaco. Apoio cultural da Bodega da XV, onde será a transmissão.
ENTREVISTA na terça às 19h. Luis Kurz estará entrevistando Tânia Porto e Nara Müller. Já das 21h às 22h, pesquisador Aleksander Aguilar estará conversando com o escritor pernambucano Adilson Didil.
REDAÇÃO CRIATIVA na quarta das 17h às 19h – via Google Meet -, com Andreia Pires da Concha Editora. Entre 19h 20h, sarau virtual – também no Google Meet -, com textos da antologia “Enquanto o inverno não chega”, que reúne textos do coletivo, e está sendo organizado por Marciele Goetzke.
OFICINA “Inspirações do Cotidiano” das 17h às 19h no dia 27. A ministrante será a autora Marciele Goetzke. Já às 19h, via Instagram, Charlie Rayné entrevista os escritores Rauita Garcia e Pedro Guimarães. Às 20h, pesquisador Aleksander Aguilar conversa com a autora Christy Guzmán de El Salvador.
ADSUMUS, do abismo à luz, é o livro de Luis Kurz, cujo pré-lançamento será em live no dia 28, com início às 19h. A transmissão será via Instagram. Já das 20h às 21h, através de sala do Google Meet, Nara Muller ministra a oficina “Cinco tipos de dinheiro e seu ponto de atração financeiro”.
ENCERRAMENTO no dia 29 das 19h às 20h, com live diretamente do apoiador cultural Bodega da XV – rua 15 de Novembro 976. Luis Kurz comanda o encerramento do evento. Textos de autores locais, serão dramatizados pelo ator e escritor Charlie Rayné. Participação especial da atriz Roberta Pires. Acesse o Instagram @euleiopelotas
COLETIVO oficialmente está em atividade desde 16 de fevereiro de 2019. Na trajetória, o grupo promoveu eventos para descentralizar a literatura. Assim, houve feiras em bairros e escolas. Também saraus foram realizados. A jovem autora Rauita Garcia acrescenta: “Não devemos parar de acender luzes através da arte. Eis o tema proposto para continuar o trabalho de incentivar e promover a literatura local nestes tempos de pandemia”.