ANTÔNIO CARINGI : 40 anos da morte do escultor pelotense
O domingo 30 de maio marcou uma data relevante ao mundo das artes, com destaque para um escultor pelotense considerado o maior estatuário (criador de estátuas) da história das artes no Rio Grande do Sul: Antônio Caringi. Infelizmente, a data registra a morte do artista, há 40 anos.
Nascido em Pelotas, em 25 de maio de 1905, o filho do casal Antônio Caringi r Josepha Sicca cursou o estudo primário e ginasial em Bagé para, a partir de 1918, em Porto Alegre, graduar-se em Ciências e Letras.
Em 1928 mudou-se para a Europa para assumir o cargo de adido cultural no consulado brasileiro em Munique, na Alemanha, e estudar arte na Academia de Belas Artes desta cidade. Em 1934, voltou ao Brasil, para concorrer e vencer o concurso para a estátua eqüestre do general Bento Gonçalves, inaugurada em Porto Alegre, em 1935, na comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. Retornou para a Europa, em 1936, para aperfeiçoar sua técnica, viajando por diversos países.
Voltou definitivamente no Brasil em 1940 por ocasião da Segunda Guerra Mundial, para nos anos que se seguiram se transformar no maior escultor de obras épicas da história da Arte no Rio Grande do Sul. Pelo fato de a maioria das suas peças retratarem figuras gaúchas é definido como O Escultor dos Pampas.
Em 1942 mudou residência para Pelotas, sua cidade natal, e casou-se com a poetisa pelotense Noemi Assumpção Osório, com quem teve seis filhos: Fernanda, Antônia, Leonardo, Ângela, Glória e Rita. Lecionou de 1952 a 1980 a disciplina de Escultura na Escola de Belas Artes de Pelotas, atual Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas.
A maioria de suas obras de grande porte foi consagrada através da participação em concursos, sendo vencedor de onze concursos no Brasil. Morreu em 30 de maio de 1981,em Pelotas, aos 76 anos.
Durante sua carreira, Caringi produziu aproximadamente 128 obras entre estátuas, monumentos, medalhões, bustos e maquetes. Em 1952, foi responsável pela criação do curso de escultura da Escola de Belas Artes de Pelotas, instituição que deu origem ao atual Centro de Artes da UFPel.
A obra “Monumento às mães”, feita em bronze, foi instalada na Praça Coronel Pedro Osório no ano de 1968, próximo a Fonte das Nereidas. Para a confecção da escultura, Caringi teve como modelo a poetisa Noemi Assumpção Osório Caringi, sua esposa.
OBRAS DESTAQUES
- *Estátua do Laçador, um dos símbolos de Porto Alegre;
- *Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre;
- *Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul;
- *Estátua equestre de Bento Gonçalves, em Porto Alegre;
- *Monumento em homenagem ao soldado farroupilha, também conhecido como o Bombeador, na Praça Vinte de Setembro, em Pelotas.
- *Monumento às Mães, praça Coronel Pedro Osório, Pelotas.
– Escolhemos aleatoriamente essas obras, num universo de muitos trabalhos do artista.