Diário da Manhã

terça, 24 de dezembro de 2024

Notícias

OPERAÇÃO HOPLITAS : Dez presos nas ações do CRPO/Sul na zona sul

29 junho
08:29 2021

Em três dias houve mais de 400 abordagens e apreensões de drogas e armas

Entre sexta e domingo, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul), deu continuidade à Operação Hoplitas.

Direcionada ao enfrentamento de delitos violentos cujos índices são tabulados no contexto do Programa RS Seguro, a Operação Hoplitas foi concebida pelo Comando-Geral da instituição, com o objetivo de reduzir o número de homicídios, latrocínios, e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário, especialmente selecionados a partir de análise criminal.

Para atingir o objetivo, a Brigada Militar lançou na atividade de policiamento ostensivo, recursos humanos ordinariamente utilizados em demandas administrativas.

O nome da operação Hoplitas remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga

Também reforçaram a operação, o helicóptero do Batalhão de Aviação da BM, militares estaduais da Força Tática dos batalhões de Polícia Militar, com responsabilidade territorial.

RESULTADOS – Na área do CRPO/Sul, os resultados da Operação Hoplitas foram: 403 pessoas abordadas; 159 veículos abordados; 10 prisões. Apreensões de uma arma de fogo, três armas brancas, maconha e munições.

ESTADO – A operação foi realizada em 296 municípios do Estado, conforme priorização da inteligência, onde foram abordadas 7.823 pessoas – sendo 36 estrangeiros -, e 401 pessoas foram presas em flagrante delito, e cinco em cumprimentos de mandados judiciais. Também houve a captura de trinta foragidos, e apreensão de quarenta menores.

Durante os três dias de operação, ainda foram registrados 393 termos circunstanciados para 397 pessoas. Os policiais militares atenderam no total 1.258 ocorrências policiais, com 1.269 pessoas envolvidas. Além disso, foram fiscalizados 107 estabelecimentos, 2.623 veículos e retirados de circulação três simulacros, e 33 armas de fogo, dentre elas um fuzil, além de catorze armas brancas e 496 munições.

Durante as ações foram apreendidos R$28.523,38. Ao longo da operação foram empregados 3.342 policiais militares e 941 viaturas dos dezesseis comandos regionais, comandos de policiamento da capital (CPC) e metropolitano (CPM), com apoio dos comandos especializados (Ambiental, Rodoviário e de Choque), além do apoio de 10 agentes e 10 viaturas de outros órgãos.

Um dos objetivos da Operação foi enfrentar o tráfico ilícito de entorpecentes e os crimes conexos, por meio da intensificação nas ações preventivas e repressivas, considerando o dia internacional de combate às drogas no sábado, dia 26 de junho. Com suas ações, 64,91 quilos de drogas variadas e 442 unidades de drogas sintéticas foram apreendidas.

Comentários ()

Seções