Brasil empata com o Cruzeiro no Bento Freitas e compete entre os últimos
Xavante está empatado com outras quatro equipes que também somam apenas 7 pontos na arrancada da Série B
Por: Henrique König
No estádio Bento Freitas, sábado à noite para Brasil e Cruzeiro, pela 9ª rodada da Série B do Brasileiro. Em um jogo pouco inspirado, as equipes empataram pelo placar de 0x0 e marcaram passo na tabela do campeonato, retardando seus objetivos.
O Xavante soma 7 pontos, através de uma vitória, quatro empates e quatro derrotas. Já o Cruzeiro está apenas dois pontos à frente, com 9, muito distante do objetivo do acesso para retornar à elite do futebol nacional.
Na Baixada, a queda de luz nos minutos iniciais de partida eram um prenúncio de que a noite não seria positiva para o Rubro-Negro. Na escalação, Tencati promoveu o retorno de Romulo, que havia ficado de fora na derrota para o Brusque, em Santa Catarina. Bruno Matias iniciou no banco de reservas. No ataque, Ramon voltou após cumprir suspensão e Junior Viçosa esperava entre os suplentes. O lateral-esquerdo já foi anunciado no Goiás. Kevin é o titular de momento na Série B.
No primeiro tempo, a melhor chance cruzeirense foi um arremate de Marcinho, defendido por Matheus Nogueira, eleito, se não unanimemente, ao menos esmagadoramente como o melhor em campo. Antes do goleiro rubro-negro brilhar na etapa final, o Brasil ainda tentou com Fabricio, que cruzou para Ramon finalizar para fora, aos 22 minutos da etapa inicial.
No segundo tempo, o Cruzeiro tentou impor o seu ritmo e criou as melhores chances. Interessado em marcar, Marcinho tentou de falta pelo Cruzeiro e a bola foi por cima, aos 11 minutos. O Brasil acreditou com Junior Viçosa, já aos 41 minutos, mas a finalização, ao antecipar o cruzeirense Romulo, foi pela linha de fundo.
No final da partida, Matheus Nogueira confirmou o voto para melhor em campo. Ele salvou o Brasil aos 43 e aos 44 minutos. Primeiro, Marcinho
serviu para Flávio, que finalizou colocado e o goleiro xavante voou para espalmar. Após a cobrança de escanteio, novamente a dupla Marcinho e Flávio contra o Rubro-Negro. No cruzamento feito, o volante tentou em cabeçada, a bola foi bem direcionada e exigiu que Matheus Nogueira espalmasse no puro reflexo.
No todo, foi uma partida de baixa qualidade técnica, o que propicia que as equipes disputem as últimas posições da tabela nessa arrancada da Série B. O Brasil está empatado com Vitória, Ponte Preta, Londrina e Remo, todos com 7 pontos ganhos no campeonato.
No próximo compromisso, o Brasil viaja ao Paraná, onde enfrenta o Operário, na cidade de Ponta Grossa, no próximo sábado. A direção comenta a essencial vinda de reforços. O meia Renatinho é o mais bem encaminhado. O jogador estava no Botafogo de Ribeirão Preto.
Dentro do elenco, o volante Denilson, com passagens por São Paulo, Arsenal e pelo próprio adversário Cruzeiro, finalmente fez a sua estreia, após recuperar a parte física e ter tratado uma gripe. Para o ataque, no elenco, ainda está o atacante Jarro, ausente desde o começo da Série B, e Gabriel Poveda, que entra na fase final de fisioterapia para estrear durante o torneio.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 0x0 CRUZEIRO
BRASIL: Matheus Nogueira; Thallys (Pierini), Ícaro, Héverton e Kevin; Romulo, Wesley (Denilson), Gabriel Terra (Luiz Fernando), Lucas Santos (Netto), Fabricio (Junior Viçosa) e Ramon. Técnico: Claudio Tencati.
CRUZEIRO: Fabio; Norberto, Ramon, Leo Santos e Felipe Augusto (Jean); Matheus Barbosa (Bruno José), Nonoca (Flávio), Romulo, Giovanni (Adriano), Marcinho e Rafael Sobis (Thiago). Técnico: Mozart.
- ÁRBITRO: Rafael de Lima (AL)
- Partida válida pela 9ª rodada da Série B do Brasileiro, disputada no estádio Bento Freitas, no sábado (03/07)