Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Do Navegantes para a Olimpíada de Tóquio

28 julho
08:59 2021

Pelotense Rochele Nunes compete quinta

Por Carlos Cogoy

Rochele representa Portugal

Expectativa pela estreia da judoca pelotense Rochele Nunes (32 anos) na Olimpíada de Tóquio. Naturalizada portuguesa, ela competirá na quinta às 23h – horário de Brasília. A informação é da mãe Rosângela Jesus, que reside em Canoas, e conta com a torcida dos familiares, amigos e comunidade de sua terra natal. Desde 2018 em Portugal, quando foi convidada pelo Sport Lisboa e Benfica, Rochele disputa na categoria + 78kg. Rosângela, irmã da compositora e cantora Giamarê – falecida há quase dez anos -, menciona sobre a filha na Olimpíada: “Nesse momento sou só gratidão por vê-la vivendo, e realizando esse sonho. Sabemos o quanto foi difícil, mas acreditamos e sempre apoiamos. À família e amigos, transmito que a Rochele é grata a todos que auxiliaram, somando-se nessa conquista. Considero magnífico que ela esteja escrevendo seu nome na história”.

PELOTAS – Radicada em Lisboa, Rochele é casada e há três anos representa Portugal no Judô. Pelotas, no entanto, permanece como relíquia afetiva pois, além de cidade natal, também é referência na sua formação cultural como mulher negra. Rochele nasceu em 1989, e viveu no Navegantes até perto de completar dois anos de idade, quando a família mudou para a região metropolitana. A atleta olímpica ainda tem familiares residindo no bairro, bem como na Cohab Tablada. Conforme Rosângela, a filha sempre manteve especial carinho pela avó Eli Souza. Já o filho de Giamarê, Abilio Schild, é pai de Gabriel “Rafiki”, que está começando no Rap, e compôs uma letra que conta sobre a ida de Rochele ao Japão. “Ela ama Pelotas, e reconhece sua raiz como ninguém”, frisa Rosângela.

Avó Eli Souza

FAMÍLIA – Rochele iniciou no judô há 23 anos. Ela acompanhou o irmão Renan Jesus Nunes (35 anos), que foi judoca da seleção brasileira, e hoje é técnico na Irlanda, residindo em Dublin. O pai é Ubiratã Souza Nunes, e a atleta também é irmã de Ruan Jesus Nunes e Davi Martini Nunes filho. A mãe acrescenta sobre o momento especial: “Ela representa a todos que lutaram para que chegasse onde está. Esses passos, como digo e sinto, vêm de longe. Estou feliz e desejo que tenha o melhor momento possível, pois abriu mão de muitas coisas. E somos imensamente gratos pela oportunidade de falar um pouco da história dela já que, cada vez mais, tem se tornado um exemplo e inspiração. Não apenas para a família, mas a todos que lutam para realizar os seus objetivos”.

Ruan, mãe Rosângela, Renan e Rochele Nunes

TRAJETÓRIA – Em 1998, Rochele começou no judô em Canoas. Aos quinze anos, passou a competir como júnior. Quando participou de sul-americano, decidiu que se tornaria profissional do esporte. Durante dez anos, esteve integrando a seleção brasileira. Em 2018, foi campeã portuguesa na categoria. No ano seguinte, naturalizou-se e foi conquistando medalhas no circuito de grandes eventos internacionais. Com a prática do judô, já esteve em quase cinquenta países.

Comentários ()

Seções