Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2024

Notícias

TRADIÇÃO E FOLCLORE : Seminário virtual sobre dança, música e literatura gauchescas

05 agosto
08:44 2021

Live de lançamento será no sábado às 16h

Por Carlos Cogoy

A camaquense – radicada em Pelotas há mais de vinte anos – Priscilla Fonseca, instrutora de danças tradicionais em CTGs de Pelotas, Morro Redondo e Rio Grande, está divulgando o projeto “Tradição e Folclore ao Alcance de Todos”. Com o objetivo de difundir a cultura gauchesca, o projeto teve aprovação no edital da Fundação Marcopolo/ SEDAC RS, que viabiliza recursos através da Lei Aldir Blanc. O lançamento acontecerá através de live no sábado às 16h. A transmissão será via Instagram: @tradicaoefolclore

Priscilla dos Santos da Fonseca

ABERTURA contará com Priscilla, que explanará sobre tradição e folclore, e também os especialistas: Thiago Ávila (dança); Jenifer Dias (literatura e poesia); Flávio Mendes (música). “O projeto terá live de lançamento na qual discutiremos a importância do acesso universal ao conhecimento acerca da tradição e folclore. Além disso, também serão apresentadas ferramentas que podem contribuir para a abordagem dos temas, seja em espaço de educação formal, ou não formal”, explica Priscilla.

PROJETO – Egressa da formação em educação física na UFPel, Priscilla Fonseca é especialista em fisiopatologias e populações especiais, e também tem atuado como personal trainer. Tradicionalista há mais de 25 anos, ela acrescenta sobre a iniciativa: “Além da live haverá lançamento de quatro vídeos, sobre música, dança, literatura, tradição e folclore. O objetivo é instrumentalizar professores para o trabalho em suas aulas, independentemente de espaço, disciplina e faixa etária. Também teremos live de encerramento, para sanar dúvidas e discutir a partir dos vídeos. Todos esses conteúdos, entre outros, ficarão disponíveis na página do Instagram, servindo de orientação a qualquer tempo, para quem tiver interesse. A iniciativa é gratuita e estão todos convidados a participar. Em especial, professores que tenham interesse em trabalhar a temática, sejam de escolas formais ou, em associações e espaços de educação não formal, e comunidade em geral, que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre tradição e folclore”.

TRADICIONALISMO – Priscilla começou na cultura tradicionalista, a partir do DTG Caminhos da Tradição da Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter. Filiada ao CTG Carreteiros do Sul do IFSul, ela observa: “O tradicionalismo é uma importante vertente de valorização do povo gaúcho e sua cultura. Através dele podemos reconhecer a constituição do gaúcho e da sociedade, além de valores e temas que não devem ser restritos aos que têm acesso a Centros de Tradições Gaúchas. Tradição e folclore é temática que abrange tudo o que nos constitui, desde culinária, linguajar, trajes, artes, brinquedos e brincadeiras, e está intrínseco no nosso cotidiano, economia e relações sociais”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções