LOTEAMENTO DUNAS : Arte do “Quilombos Urbanos” no 24º aniversário do CDD
Por Carlos Cogoy
Para assinalar o 24º aniversário do Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD) – avenida Ulysses Guimarães 2.057 – Heriberto “Betinho” Mereb, Simone Martins, Luan Cunha, Michel Knuth, e integrantes da coordenação, estão divulgando programação comemorativa. Como destaque, mostra coletiva e workshop, com artistas negras que integraram o coletivo “Quilombos Urbanos”. Assim, na exposição exponográfica “As cores do invisível: Artes Plásticas Negras do Sul”, o CDD receberá obras dos artistas Laura Barbosa, Edilaine Dutra, Valdir Ferreira, José Darci, Paulo Corrêa e Jonas Santos. Mostra poderá ser visitada das 14h às 18h até dia 14.
ABERTURA no sábado às 18h, com as pesquisadoras Georgina Helena Lima Nunes, Marilia Floôr Kosby e Marielda Barcellos Medeiros. Às 19h, Marielda apresenta a performance Negra Expressão. Ela explica que será “uma performance interativa entre a atriz/poetisa e o público, desenvolvida a partir de poesias autorais e canto à capela de músicas consagradas do repertório brasileiro. Um momento de quem vive sua afrocentricidade, e divide com o espectador a beleza sonorizada das palavras e canções. A Negra Expressão que se encontra com lugares, momentos e pessoas, em especial, a amiga e mestra Griô Sirley Amaro que, com sua corporeidade, musicalidade, ancestralidade e oralidade, sempre trouxe inspiração”.
WORKSHOP nos dias 10 e 11 das 15h às 18h, com os artistas Zé Darci, Jonas e Valdir Ferreira. Estão sendo oferecidas vinte vagas. Inscrição no email: [email protected]
QUILOMBOS Urbanos foi grupo de artistas, entre 1998 e 2007, que conquistou repercussão local e estadual. Jonas menciona que a coletiva no CDD, será um reencontro de amigos. Na mostra, ele participa com duas pinturas: “O Batedor” em acrílico sobre papel Fabriano; “Negras cores”, com técnica mista, utilizando acrílicos sobre sulfite. A dedicação à arte ultrapassa trinta anos. Informações no fone: 9 1181.9202. E-mail: [email protected]. Já Edilaine Dutra participa com a tela “Brasil é feminino e preto sim!”. Na trajetória, 35 anos dedicados à arte e artesanato, como o ateliê @feitoamao.pel. Informações: 9 8155.6872.
MUSEU GRUPPELLI receberá a coletiva entre os dias 22 e 29 deste mês. “As Cores do Invisível: artes plásticas negras do Sul”, tem financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA). A curadoria é do Ponto de Cultura Outro Sul.