COVID-19 : Prefeitura divulga cronograma da segunda dose para imunização
O Município divulgou, nesta quinta-feira, o cronograma para a complementação da proteção contra a Covid-19. A segunda dose estará disponível nos pontos de vacinação, em datas já estipuladas, para pessoas pertencentes aos grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Imunização e que já foram contempladas pela primeira dose em ações realizadas no mês de maio.
CRONOGRAMA
Drive-thru – das 9 às 17h
Centro de Eventos (entrada pela avenida Pinheiro Machado)
* Segunda-feira (16) – pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 30 a 59 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 14 e 15 de maio e outras pessoas que tenham tomado a primeira dose da AstraZeneca nestas datas; e,
* Sexta-feira (20) – pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 18 a 59 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 19 e 20 de maio, e outras pessoas que tenham tomado a primeira dose da AstraZeneca nestas datas.
NOS BAIRROS – DAS 10 ÀS 15H
* Quarta-feira (18) – pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 30 a 59 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 18 de maio e outras pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca nesta data;
* Quinta-feira (19) – pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 30 a 59 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 19 de maio e outras pessoas que tenham tomado a primeira dose da AstraZeneca nesta data;
* Terça-feira (24) – pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 18 a 59 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 24 de maio e outras pessoas que tenham tomado a primeira dose da AstraZeneca nesta data;
* Quarta-feira (25) – pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 18 a 59 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 25 de maio e outras pessoas que tenham tomado a primeira dose da AstraZeneca nesta data;
* Quinta-feira (26) – gestantes e puérperas (que há 45 dias tiveram filhos), pessoas com deficiência sem BPC que receberam a primeira dose da Pfizer nos dias 25 e 26 de maio e outras pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer nestas datas; e,
* Sexta-feira (27) – pessoas com deficiência permanente sem BPC, que fizeram a primeira dose da Pfizer no dia 27 de maio e outras pessoas que tenham tomado a primeira dose da Pfizer nesta data.
Serviço de Assistência Especializada (SAE)
rua Almirante Guillobel, 221, no Fragata, das 9 às 17h
* Quinta-feira (19) – pessoas com HIV e Aids, com idades entre 18 e 59 anos, que tenham recebido a primeira dose nos dias 17 e 18 de maio.
Confira os endereços dos pontos de vacinação nos bairros
– Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
– Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
– União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
– CTG Os Farrapos – rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
– Associação Rural – Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
– Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes – salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
– Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata
Documentos necessários
– Carteira de Vacinação para comprovar a 1ª dose; e
– documento de identidade.
Orientações importantes
A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.
Observatório de Segurança Pública
A prefeita Paula Mascarenhas assinou o Decreto 6.443/2021, que homologa o regimento interno do Observatório de Segurança Pública, vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e instituído pelo Pacto Pelotas Pela Paz.
“O documento assinado hoje é muito importante, porque formaliza o trabalho do Observatório no âmbito da administração municipal e, mais do que isso, dá visibilidade e transparência à metodologia de trabalho. É ciência que está se fazendo e não uma questão menor. É fundamental, e nós temos a nossa estabelecida aqui, com base na experiência das ações do Observatório, e que pode ser desenvolvida, servir de exemplo, para a constituição de outros observatórios de segurança pública”, afirmou a prefeita Paula.
CONSIDERADO pela prefeita Paula Mascarenhas como “fundamental para uma política efetiva de segurança pública”, o Observatório monitora e analisa os indicadores de criminalidade e de violência, além de acompanhar, também, os projetos sociais do Pacto Pelotas Pela Paz. O setor é composto por equipe com formação técnica na área.