Zona Rural recebe plantio de eucalipto para manutenção de pontes
Duas mil e quinhentas mudas de eucalipto estão em fase de plantio em área localizada junto ao Centro de Eventos do Cerrito Alegre, 3º distrito. Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural executa a tarefa. A iniciativa do Município visa à extração, no futuro, de madeira para manutenção de pontes no interior.
“Temos 315 pontes de madeira, entre as quais algumas mistas com pedras ou concreto. A situação preocupa, já que as estruturas necessitam de permanente manutenção. Temos áreas disponíveis na zona rural, que podem ser aproveitadas para florestamento. Então, adquirimos mudas e partimos para o plantio”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
Atualmente, o madeiramento necessário à manutenção das pontes é retirado do Parque da Barragem ou por meio de doação de produtores rurais. No entanto, o material vai se tornando escasso, necessitando de medidas que ofereçam alternativas, entre elas, o plantio.
O florestamento do local, com as 2,5 mudas de eucalipto da espécie Eucalyptus tereticornis, está sob responsabilidade do diretor da Secretaria, Wilson Karnopp, devido a sua experiência no cultivo e nos cuidados necessários. A espécie foi recomendada pelo engenheiro agrônomo da pasta, Manoel Jaccottet, por ser adequada para a finalidade que a madeira será empregada.
OUTRAS ALTERNATIVAS
“São centenas de pontes de madeira ou com esse material em parte delas. Isso indica que as teremos por muitos anos, demandando madeiramento para manutenção. No entanto, o Município está andando em outras vias, empregando alternativas para substituir essas estruturas”, observa o secretário Seidel.
Entre as alternativas, estão a busca por recursos, através de emendas parlamentares de deputados, e a substituição de pequenas pontes de madeira por bueiros de concreto – método que tem sido empregado, com sucesso, em córregos ou arroios com pequenos vãos.