Diário da Manhã

quinta, 14 de novembro de 2024

Notícias

ADOTE : Gatil Municipal tem dois felinos para doação imediata

06 outubro
13:28 2021

Amadeu e Bartô são gatos tigrados, jovens/adultos, dóceis, sem doenças e castrados

Dois gatos resgatados das ruas pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses, recuperados e castrados, estão disponíveis para doação imediata no Gatil Municipal, mantido pela Prefeitura. Trata-se de Amadeu e Bartô – felinos dóceis, jovens/adultos, machos, de pelagem tigrada, próprios para companhia. A adoção de ambos liberará vagas para outros que estão na lista de espera de recolhimento para tratamento.

“Interessados na adoção podem ir diretamente ao Gatil, localizado na BR-392, km 71, junto ao Canil, de segunda a sexta-feira e, também, aos sábados. O processo é simples. Basta apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Se não forem adotados a curto prazo, Amadeu e Bartô terão de ser devolvidos aos locais de onde foram retirados”, argumenta a chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, veterinária Isabel Madrid.

As visitas ao Gatil, de segunda a sexta-feira, estão liberadas das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 16h. Aos sábados, o horário é ininterrupto das 10 às 16h. Não é necessário agendamento. No entanto, para obter mais informações, o interessado pode ligar para o telefone (53) 3271.0006.

Resgate

O recolhimento de gatos sem dono é feito mediante informação prestada por pessoas da comunidade, sobre a frequência do animal nas proximidades de sua moradia. O informante também deve dizer se há feridas na pele, para que a equipe se prepare para coleta do material para análise laboratorial.

Profissionais solicitam ao informante que prenda o gato e avise que está pronto para receber a visita. Para isso, é fornecida a gatoeira (gaiola própria para permanência do felino). Material é coletado e, se o exame der resultado positivo para esporotricose, o animal é recolhido ao Gatil, ou fica no aguardo de vaga, para tratamento e posterior liberação para adoção.

Esporotricose

A esporotricose é uma doença fúngica, micose, frequente em gatos, principalmente, de rua. É uma zoonose que se apresenta com grande incidência na cidade e transmissível para outros animais e para humanos. Gatos doentes podem contaminar com um simples arranhão.

Amadeu e Bartô estão curados e prontos para receber um lar. O Gatil conta com mais gatos que foram resgatados, mas ainda em tratamento. Outros aguardam vaga.

Moradores de qualquer ponto da cidade, que quiserem informar sobre a presença de algum gato sem dono e com feridas na pele, podem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone (53) 3284.7731, de segundas até sextas-feiras, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 17h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções