Diário da Manhã

quinta, 07 de novembro de 2024

Notícias

BIBLIOTHECA PÚBLICA : Jornada homenageia o pesquisador Monquelat

BIBLIOTHECA PÚBLICA :  Jornada homenageia o  pesquisador Monquelat
28 outubro
08:47 2021

Sexta inicia a Jornada Cultural Adão Monquelat, com atividades até 14 de novembro

Por Carlos Cogoy

Colaborador do DIÁRIO DA MANHÃ, pesquisador da história local e rio-grandense, autor de obras como “Notas à margem da história da escravidão”, “Senhores da carne (charqueadores, saladeristas y esclavistas”, “Pelotas dos excluídos (subsídios para uma história do cotidiano”, Adão Fernando Monquelat faleceu aos 74 anos em setembro. Nesta semana, inicia programação que homenageia o livreiro Monquelat. Na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), bem como em escolas da rede pública, acontece a Jornada Cultural Adão Monquelat. Atividades até 14 de novembro, data do aniversário da BPP.

Declamadora Liliana Duarte

OUTUBRO – Amanhã às 18h, abertura com o lançamento do livro “Abrindo Caminhos” de Laura Tonial. Às 20h30min, instrumentista Paulinho Martins e grupo, em edição do Concerto SESC Partituras.

Autora Cíntia Moscovich

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS e visita à Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), no dia 3 às 9h. A atividade também será realizada às 14h, porém, com tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Às 15h30min, leituras mágicas com o lançamento do livro “Chá de murta” de Juliana Ariza. Dia 4 às 9h e às 14h, oficinas de jogos teatrais com Didio na SMED. Também às 14h, ônibus da BBP na E.M.E.F. Mario Meneghetti. Às 16h, oficina de dança com a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro. Às 17h, live com a escritora Cíntia Moscovich, e mediação de Sergius Gonzaga. Dia 5 às 9h, contação de histórias e visita à SMED. Às 14h, conversa literária com a professora Rita Ramos da E.M.E.F. João da Silva Silveira. Também às 14h, ônibus da BPP estará na E.E.E.F. Mal. Luiz Alves de Lima e Silva. Às 16h, conversa com a escritora Hilda Simões Lopes que, nesta semana, autografou seu livro mais recente “A maçã da rainha má”. Às 17h, conversa com a escritora Janice Barth, e lançamento do livro “Granito”. No dia 6 às 17h, oficina de capoeira, samba de roda e maculelê. Também às 17h, “Te conto um conto…”, com a participação virtual da escritora Cristina Maria Rosa e Grupo de Estudos em Leitura Literária (GELL).

Escritora Janice Barth

LITERATURA infantil como ferramenta de inclusão e construção de identidades, na abordagem do dia 8 às 14h, com a professora Raquel Rockembach. Às 16h, palestra “O ensino da matemática para pessoas com paralisia cerebral”, tema da pesquisa premiada do professor Dilson Ferreira. Às 17h, “Te conto um conto…”, com GELL e professora Aliana Anghinoni (virtual). Às 18h, oficina “Tango sem fronteira”, com o prof. Leandro Pizani.

PALESTRA no dia 9 às 14h, com Rodrigo Munari abordando o livro “Salvador Penacho”. Às 16h, Henrique Pires explana sobre “A família Bernardelli em Pelotas”. Às 20h, curtas “Além da fronteira”, “Laços do ofício” e “Tá foda”, na mostra de filmes do SESC.

ÔNIBUS da BPP estará no dia 10 às 9h, na E.M.E.F. Francisco Caruccio. Também 9h, contação de histórias e visita à SMED. Às 14h, experiência de leitura e escrita, de uma jovem escritora, com Sofia Molter. Às 14h, o ônibus da BPP estará na E.M.E.F. Francisco Caruccio. Das 14h às 17h, show do Mapa do Trombone, lembrando os Carnavais. Às 18h, lançamento do livro “A matriz da cultura negra no gauchismo”, com Liliana Cardoso Duarte.

VISITA à SMED e Contação de Histórias no dia 11, às 9h e 14h. O ônibus da BPP, estará à tarde, na E.M.E.F. Maria Helena Vargas da Silveira. Às 15h30min, conversa virtual com a escritora Victória Salomão. Às 17h, curso virtual “Uma revolução chamada Carolina”, com o escritor Tom Farias. Às 18h, dança com Daniel Amaro. No dia 12 às 9h, Brincadeiras Musicais com o prof. Rodrigo Xavier (SMED). Às 14h, contação de histórias. Às 17h, sequência ao curso com o autor Tom Farias. Das 18h às 21h30min, lançamentos: “A forja do Salus” de João Félix Soares Neto; “Soterrados” de Martim Cesar; “America – um poema de amor” de Mariana Ianelli. E show de lançamento do disco “Relógios de areia”, do Náufragos Urbanos. Dia 13 às 15h, conversa com Marielda Medeiros, sobre o livro “Sonoridade Adinkra”. Às 16h, lançamento do livro: “O sopapo contemporâneo: um elo com a ancestralidade”, autoria de José Batista. Às 17h, Odara apresenta fragmentos de “Corpos contadores de histórias”. Às 19h, videoaula com Janaína Rangel e Ana Carolina Fernandes, sobre restauração de fotografias.

ENCERRAMENTO no dia 14 às 20h, com SESC Partituras “Música pela Música”. Durante a jornada, estarão acontecendo exposições na BPP.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções