Ex-integrante do Projeto Atletismo Pelotas é destaque na Rústica do Sesc
No domingo (6), a atleta Mariana Terres, 23 anos, conquistou a vice-liderança na classificação geral da prova de 5 quilômetros da Rústica Verão Sesc Praia do Laranjal. A competidora, que concluiu a prova em 20 minutos, é estudante de Pedagogia da UFPel, mas começou no atletismo em 2014, quando estudava na Escola Municipal Joaquim Assumpção e passou a participar do Projeto Atletismo Pelotas (PAP) da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).
Mariana divide seus dias entre trabalho e estudo, e acaba tendo pouco tempo para se dedicar aos treinos, coordenados pelo professor José Inácio Alves. O coordenador do PAP, Huibner Machado da Silva, diz que, quando ela chegou ao projeto, nem imaginava o que era atletismo. Depois, se apaixonou e nunca parou de correr. “Acredito que, para o início de temporada, o resultado foi satisfatório, principalmente pelo tempo alcançado pela atleta, levando em conta que estamos iniciando um trabalho no qual esperamos ter grandes resultados a nível estadual no segundo semestre”, afirma.
Mariana Terres foi campeã de várias provas por Pelotas e região, por exemplo, a rústica dos 110 anos do EC Pelotas, em 2018, e o primeiro circuto municipal de corrida de rua do Capão do Leão, em 2019.
A Rústica do Laranjal contou com a participação de 250 atletas de cidades da região, com provas de diferentes distâncias – infantil com 1,5 quilômetro; adulto com 5 ou 10 quilômetros; e caminhada com 2,5 quilômetros.