Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Pelotas tem saldo positivo de emprego em 2021, aponta Caged

Pelotas tem saldo positivo de emprego em 2021, aponta Caged
11 fevereiro
08:49 2022

Foram criados 2.676 novos postos de trabalho. Os setores de serviços, comércio e construção civil foram os que mais admitiram

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o ano de 2021 teve saldo positivo no emprego em Pelotas, com a criação de 2.676 postos de trabalho. O município acompanha o movimento do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil, que também tiveram mais admissões do que demissões durante o último ano.

Na avaliação do pesquisador em economia do Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel), Gustavo Frio, a retomada de todas atividades, ainda que com uma nova onda de casos de Covid-19, tende a manter a economia aquecida.

“Não vislumbra-se no curto prazo um fechamento de atividades como ocorreu em 2020 e 2021. Por isso, a perspectiva é de abertura de novas vagas. Muitas pessoas que hoje estão desalentadas (desistiram de procurar emprego porque não acreditam que vão encontrar) devem retomar a busca por vagas no mercado de trabalho”, avalia.

Em Pelotas, o setor de serviços puxou a alta de empregos, seguido pelo comércio e a construção. “O saldo positivo de 18,55% no setor da construção civil foi bastante relevante. Pode ser ainda um efeito da pandemia, em que as pessoas precisaram ficar mais em casa, gerando investimento em reformas, ampliações e novas aquisições”, explica Frio.

Quanto às características de escolaridade em Pelotas, pessoas com ensino médio completo foram a maioria dos ocupantes das novas vagas. O saldo também foi positivo para pessoas com ensino médio e superior incompleto e superior completo. “Houve diminuição nas vagas para pessoas não alfabetizadas, e com ensino fundamental incompleto e completo, assim como para pessoas com mais de 50 anos”, frisa o pesquisador.

Em relação ao início da pandemia, o município de Pelotas havia fechado 1.864 vagas em 2020 e abriu 2.676 em 2021, gerando um saldo positivo de 812 vagas, totalizando 60.849 vagas de emprego.

Indicadores do Rio Grande do Sul 

O Rio Grande do Sul gerou 140.281 novas vagas de trabalho. Serviços, comércio e indústria foram os setores que mais contrataram. Ao contrário de Pelotas, em que as novas vagas foram ocupadas em sua maioria por homens (52,2%), no RS, elas foram ocupadas por mulheres (53,9%). Pessoas entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo, ficaram com a maior parte das vagas disponíveis em 2021.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções