Vestibular da UFRGS 2022 é finalizado sem incidentes
Provas foram aplicadas em dois dias, 12 e 13 de fevereiro, em sete cidades. Ao todo, 15.234 candidatos estavam aptos para a seleção. A lista de classificados será publicada até o dia 25 de fevereiro
O Vestibular 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2022 (UFRGS) foi finalizado às 20h30 deste domingo, 13 de fevereiro, após dois dias de provas aplicadas em sete cidades gaúchas para 15.234 candidatos aptos a comparecerem. Ao todo são ofertadas 3.980 vagas em 89 opções de cursos. Após dois anos de processos seletivos realizados de maneira alternativa em decorrência da pandemia de covid-19, a Universidade retoma o seu tradicional Vestibular que transcorreu sem incidentes.
Leandro Raizer, vice-pró-reitor de Graduação, comenta que essa foi a edição mais desafiadora do Concurso, justamente por conta da pandemia. “É uma grande alegria para a comunidade universitária e à sociedade a realização do Vestibular. As atividades ocorreram sem incidentes durante os dois dias de provas”.
Alguns fatores, na avaliação de Raizer, fizeram do Vestibular 2022 um sucesso: servidores, estudantes e terceirizados envolvidos (durante a realização do concurso trabalharam aproximadamente 3 mil profissionais, entre coordenadores, seguranças, fiscais, equipe de limpeza, etc.); uso de máscara e distanciamento social entre os vestibulandos e seus familiares; campanha de vacinação. “É uma vitória coletiva, institucional e social. Foi possível fazer o Vestibular de maneira presencial este ano em decorrência da vacinação”.
Medidas Sanitárias
Para que as provas presenciais pudessem ocorrer este ano, a UFRGS acrescentou ao processo os protocolos sanitários. Uma novidade foi a ampliação das cidades de prova que, além de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí, locais tradicionais de realização, a edição também aconteceu também em Canoas, Novo Hamburgo e Gravataí. O objetivo foi diminuir os deslocamentos dos 15.234 participantes inscritos durante este período de pandemia.
Outras medidas foram a ocupação reduzida das salas nos locais de prova para um distanciamento maior entre os vestibulandos; uso de máscara de proteção facial cobrindo nariz e boca; bebedouros desativados; além dos dias de prova, que passaram de quatro para dois, uma mudança importante no Concurso. Não houve a exigência de comprovante de vacinação, conforme orientação publicada no site da Universidade em 3 de fevereiro.
“O sucesso obtido nos dois dias de provas indica que, se tomarmos todos os cuidados, podemos ampliar as atividades presenciais da Universidade. Esse Vestibular é recebido com esperança na direção da retomada de uma normalidade dentro de um cenário em que possamos voltar a ter atividades presenciais”, diz o vice-pró-reitor.
Gabaritos e mais
Os gabaritos do segundo dia de provas serão divulgados na segunda-feira, 14, a partir das 9 horas. Já as médias, as abstenções e os histogramas serão divulgados ao longo do dia. A lista de classificados será publicada no site até o dia 25 de fevereiro.