SONHO NO FUTEBOL : Peneirão do Progresso reúne mais de 1200 jovens
Por: Henrique König
A estimativa de mais de 1200 jovens no peneirão realizado pelo popular Progresso, clube das Três Vendas, é do coordenador geral das categorias de base, Idalberto Ferreira Alves Junior. A primeira etapa de testes ocorreu no último final de semana, no estádio da rua Luis de Camões, nº 479. Para dar espaço para gurizada, foi preciso utilizar o gramado principal e também a cancha de areia, onde os olheiros tiveram trabalho para realizar as primeiras observações. Um bom domínio de bola, um lançamento ou um chute mais qualificado já ajudariam e muito os interessados pelas vagas em um dos clubes formadores do Rio Grande do Sul.
O Progresso atualmente trabalha com as categorias do sub-11 ao sub-17. No sábado, o foco foram os mais velhos. No domingo, os sub-11 e os sub-13 entraram em ação. “Só na categoria sub-17, entre os mais velhos, tivemos mais de 400 inscrições”, analisou Idalberto. O coordenador está no Progresso desde 2009. Irmão do ex-zagueiro Régis, falecido no acidente do G.E. Brasil naquele ano, o então preparador físico voltou da Arábia Saudita e resolveu seguir a carreira com o futebol mais perto da família. Ele agradece à oportunidade recebida pelo presidente Alcione Dornelles e até hoje trabalha firme para encontrar os melhores jogadores possíveis.
O planejamento para temporada é amplo. No final de março, a categoria sub-17 tem a Copa Brasileirinho em Belo Horizonte. “Essa Copa junta equipes de base com grandes projetos. Quase todos os maiores clubes do Brasil vão. Eles tentam organizar um clube grande em cada grupo, como cabeça-de-chave. Nós, Juventude e Novo Hamburgo somos os representantes do interior gaúcho.” Depois, há o Gauchão, pelo final de abril. “E este ano temos a Copa do Brasil sub-17, por termos sido vice-campeões do Estadual.”
A sub-15 também vai jogar o Campeonato Gaúcho e ainda há a Copa Safergs (do Sindicato dos Árbitros), que inicia regionalizada e, a partir daí, saem os campeões regionais para a disputa do título estadual.
Recentemente, o Progresso foi campeão da Copa das Cucas, com as categorias sub-11 e sub-17, na cidade de Rolante. Os sub-17 são tricampeões da competição das Cucas, que antes era disputada em Três Coroas, como um torneio de verão.
Por onde andam? O Rubro-Negro atualmente treina com o time sub-17 no estádio Getúlio Vargas, o popular estádio do Bancário, no bairro Simões Lopes. Os mais jovens seguem se preparando para competições nas Três Vendas.
Como se mantém? O Progresso tem a parceria com o Internacional desde 2004. “O Inter sempre nos deu muito suporte”. Além do auxílio direto do Colorado, o presidente Alcione Dornelles e o cria da base Taison, hoje atacante do Inter, conduzem o Progresso com investimentos próprios.