Simoneanos homenageiam os 157 anos de Simões Lopes
A prefeita Paula Mascarenhas participou, ontem, da tradicional homenagem anual feita ao escritor pelotense João Simões Lopes Neto na praça Coronel Pedro Osório. A data marca os 157 anos de nascimento de Simões, considerado um dos maiores autores regionalistas gaúchos.
Acompanhada do atual presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, Carlos Francisco Sica Diniz, e de ex-presidentes, Paula, que foi a primeira titular da instituição, destacou a importância do ato para o reconhecimento do legado literário deixado pelo escritor, em mais uma homenagem em frente à estátua na praça central da cidade.
“Fico muito feliz que tenhamos conseguido trazer o Simões para cá e fazer essa homenagem a ele aqui. Antes, nos reuníamos no Cemitério São Francisco de Paula. É muito melhor estarmos aqui, na praça, no seu lugar, por onde ele muitas vezes passou. Além disso, o Simões, neste local, atrai olhares de todos, de quem o conhece e de quem vem de fora, passando a fazer parte da vida da cidade”, ressaltou a prefeita durante a cerimônia.
Complementando as homenagens, a chefe do Executivo e os demais simoneanos presentes receberam grupo de 21 crianças, que foram ver, de perto, a estátua do escritor. Os pequenos integram os projetos Trilhar e Cultivar do Lar da Criança Dona Conceição e faziam um passeio pelo entorno da praça.
Também participaram da celebração os ex-presidentes do Instituto, Antônio Carlos Mazza e Henrique Pires – assessor especial de Relações Institucionais da Prefeitura -; o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo; o pesquisador e ex-vice-presidente da instituição, Mário Mattos; além do atual presidente e da diretora do Instituto Histórico Geográfico Pelotas (IHGPel), respectivamente, Vitor Siqueira e Regina Sanches.