Coleta seletiva será ampliada em toda a cidade
Na cidade de Pelotas, ninguém ficará de fora da coleta seletiva. Nesta quinta-feira (10), a prefeita Paula Mascarenhas, em reunião com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, anunciou a ampliação do serviço para mais 19 regiões do município que, até então, contavam somente com a alternativa de recolhimento agendado. A partir de maio, localidades como Dunas, Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta, Distrito Industrial e Arco-íris vão integrar o itinerário semanal do caminhão, alcançando mais 40 mil residências.
A novidade fará com que as coletas orgânica e seletiva contemplem 100% da zona urbana na modalidade porta a porta, ressaltou a prefeita, que classificou a ampliação como simbólica e de grande impacto para as áreas ambiental, social e econômica na cidade. “É uma satisfação alcançar este objetivo traçado no plano de governo e poder aumentar o potencial de reciclagem em Pelotas”, frisou Paula.
Seletiva em 100% da cidade
As regiões incluídas no serviço, a partir de maio, serão: Dunas, Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta/Parque dos Estados, Fragata Norte A, Fragata Norte B, Fragata Sul, Arco-íris, Jardim das Tradições, Santa Rita de Cássia/Loteamento Eldorado, Vasco Pires, Vila da Palha, Santo Antônio de Pádua, Jardim de Allah, Conjunto Fernando Osório, Jacob Brod, Distrito Industrial, Vila Virgílio e Jacotet.
Marco Legal do Saneamento em debate
O planejamento do Município para atingir a meta de universalização do serviço de esgoto, estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento (atualizado pelo governo federal em 2020), também foi pauta da reunião desta quinta. De acordo com Paula, o intuito é ampliar o debate nas próximas semanas, contando com a participação da Câmara de Vereadores e da sociedade.
“Decisões importantes precisam ser tomadas para que possamos avançar, juntos, em direção ao objetivo desafiador que é a universalização do esgotamento sanitário. Todos os fatores precisam estar claros para a população e é isso que vamos proporcionar”, salientou a prefeita. Michele apontou que a autarquia permanece na busca por informações técnicas e subsídios legais que forneçam segurança para a melhor decisão no que se refere à adesão ou não ao modelo de regionalização proposto pelo Estado através da Lei Nº 15.795/2022. O posicionamento deverá ser manifestado, conforme a legislação federal, até julho.
Entenda
Os serviços públicos de saneamento básico deverão definir metas que garantam o atendimento de 99% da população abastecida com água potável – índice já alcançado em Pelotas – e 90% da população com esgoto coletado e tratado até 31 de dezembro de 2033. A chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e a superintendente administrativa do Sanep, Claudelaine Coelho, também acompanharam o encontro.