Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Prefeitura tem plantão 24 horas para recolhimento de cavalos soltos

Prefeitura tem plantão 24 horas para recolhimento de cavalos soltos
24 março
09:04 2022

Telefone (53) 99159.7253, que também atende por WhatsApp, está à disposição 24 horas por dia, inclusive nos domingos e feriados

A população de Pelotas pode informar ou denunciar, em qualquer dia e horário, situações de equinos soltos em vias públicas ou vítimas de maus-tratos. O telefone (53) 99159.7253, que também atende por WhatsApp, sob responsabilidade da Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura, está à disposição 24 horas, inclusive nos domingos e feriados.

“As informações repassadas pelo celular ou WhatsApp são verificadas pela Hospedaria para ser efetuado o recolhimento do animal solto ou exposto a maus-tratos. O canal de comunicação, sem pausa, adotado pelo Município, tem se mostrado eficiente, facilitando o contato da população”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Qualquer pessoa pode denunciar maus-tratos a equinos ou a presença deles soltos em vias públicas. Basta ligar ou enviar uma mensagem para o celular indicado, informando a localização do animal. Equipe da Hospedaria desloca-se para averiguar a veracidade do comunicado e recolher o cavalo ou a égua.

LEGISLAÇÃO

O recolhimento de animais soltos nas ruas está respaldado pela Lei nº 6.321/2016, do Programa de Proteção Animal do Município. Os proprietários são os responsáveis pelos cavalos e éguas e podem recuperá-los, no caso de apreensão por conta de andarem soltos, no prazo de 30 dias, mediante pagamento de uma Unidade de Referência Municipal (URM). Essa multa sofre acréscimo progressivo, se houver reincidência. Se o animal for recolhido devido a maus-tratos, não há devolução ao dono.

“A Secretaria recolhe cerca de 300 animais por ano – uma média de quase um por dia. Os equinos apreendidos por se encontrarem soltos em via pública, não resgatados no prazo pelos proprietários, assim como os maltratados, que passam por tratamento para reabilitação, são encaminhados à adoção por produtores rurais”, esclarece Seidel.

ENVOLVIMENTO EM ACIDENTES

Acidentes provocados por animais soltos não são de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O atendimento à ocorrência é prestado por órgãos de segurança e saúde, como a Brigada Militar, agentes de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quem responde pelo fato é o proprietário do equino.

O secretário Jair Seidel enfatiza que a Hospedaria não fiscaliza as ruas da cidade para identificar se há animais soltos. A apreensão dos equinos é feita mediante informação repassada pela comunidade, com atendimento 24 horas. O telefone celular e o WhatsApp são pelo número (53) 99159.7253, que também pode ser utilizado para esclarecimentos quanto aos procedimentos para adoção de cavalos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções