Contracultura no “Cadafalso”
Negros, escravos e brancos acusados de crimes imperdoáveis eram conduzidos em suplício até a forca. Ainda hoje, descendentes de escravos falam aos sussurros sobre o que contavam seus ancestrais nas noites de lua cheia, entre conversas proibidas. Um dos assuntos principais além do cadafalso era também o pelourinho existente na Praça Cel. Pedro Osório – sim, ali mesmo, onde hoje localiza-se o chafariz todo iluminado e com águas dançantes – existia outro instrumento de tortura e as pessoas ficavam assim todas ao seu redor, olhando e aplaudindo, enquanto o negro era quase morto por chibatadas. Trecho do texto “Saudações!”, que integra a primeira edição do “Cadafalso”. O “zine” – publicação artesanal -, teve a primeira distribuição em janeiro. E foram seiscentos exemplares reproduzidos através de fotocópias. Além da história local e aspectos da contracultura, o “zine” também desenvolve campanha para cuidados e adoção de animais. Para divulgar material ou anunciar – Eco restaurante e café tem colaborado -, contatos no “facebook.com/cadafalso”. E-mail: [email protected]
CAMPANHA – A equipe formada por Andria Pacheco (Antonia Risolet), Julia Núñez e Lusiara Vilela, divulga arrecadação de alimentos e medicamentos para animais abandonados. Trinta gatos necessitam de cuidados e podem ser adotados. O grupo solicita: ração para gatos; colírios (Tobrex); antibióticos; clorofina – limpeza do local no qual estão os animais; antipulgas; vitaminas.
Mostra de esquetes teatrais no Colégio Cassiano do Nascimento
Nesta quinta-feira a partir das 18h30min, projeto Teatro Cassiano estará realizando a “1ª Mostra de Esquetes 2014”. No teatro do Colégio Cassiano do Nascimento – avenida Dom Joaquim 671 -, serão exibidas cinco encenações teatrais. Conforme o diretor teatral Chico Meirelles, também será lançado o Projeto Mostras Permanentes de Trabalhos Teatrais. Ele acrescenta: “O projeto baseia-se nas mostras realizadas em 2013, que tiveram respostas positivas tanto dos colaboradores, quanto do público inicialmente formado por alunos do Colégio Cassiano do Nascimento. O projeto visa a ampliação das mostras para toda a comunidade ao mesmo tempo em que consolida o Teatro como casa de espetáculos”. Chico é o diretor geral do projeto, e a administração conta com Marta Troger. Apoio da diretora Simone Vareira Castro.
ESQUETES desta quinta: às 18h30min, “Dois perdidos” (cena 1); às 18h45min, “Dois perdidos” (exercício cênico); às 19h, “Desabafo de uma garota”; Às 19h10min, “Marie Farrar”; às 19h20min, “Imitose”. Estarão participando: Germano Rusch; Rodrigo Santos; Miichy Ortiz; Keren Souza; Larissa Duarte; Renan Ramalho; André Bolivar; Helen Silva; Jenny Yordi; Amanda Bitencort; Maiara Homsi; Endrigo Pereira; Jeferson Souza; Igor Rodrigues e Manu Guimarães. Assistente de produção Júlia Müller, sonorização Pedro Pereira e Iluminação Débora Souza.
DiCaS CuLtUrAiS
CLUBE ACÚSTICO é projeto que reúne o músico Toni Konrath (Foto), e o filho Maurício. Amanhã às 20h acontecerá edição, e o local será o Café Central – banca 2 – no Mercado Público. Toni divulga: “A ideia é fazer um som ao ar livre, aberto e ao mesmo tempo para os clientes do café… Como acontecia no Santini, na praia, esperamos que as pessoas a fim de ouvir nossa música levem cadeiras, chimarrão… 50% serão releituras de nossas maiores influências: Beatles, Lulu, Barão, Cazuza, Legião, Maná, Gonzaguinha, Bee Gees, Roberto, Raul… Novas influências também, como Jason Mraz, Bruno Mars, Maroon 5… Outros 50% de canções autorais que não temos muito astral pra tocar nas casas tradicionais… E esperamos convidados, amigos músicos que, esperamos, venham tocar o que mais gostam, seja autoral ou cover”. E Toni menciona que o couvert é opcional. No Facebook, diz o compositor e intérprete, está divulgado o seu projeto aprovado para o Procultura deste ano.
MISTURA FINA será a festa amanhã pós-21h no Espaço Figueira – rua Manduca Rodrigues 780 -, proximidades do Guanabara. No local, exposições de arte, brechós e cortes de cabelo. Ao ar livre, som com a banda Filhos da Véia que apresentará “Tributo aos Beatles”. Também haverá participação dos DJs Helô, Sócrates e Danilo Ferreira (Mafuá das Artes). Organizadores destacam o “ambiente inédito com muita MPB, rock nacional e internacional de todas as épocas”. Ingressos podem ser adquiridos no Studio CDs e Papuera Bar. A programação conta com divulgação no “facebook”.
VOZ DO BECO com segunda edição no sábado às 15h. O local será o ‘beco’ entre a Bibliotheca Pública e o HSBC. A promoção é do “Voz das Ruas”, que convida a todos para acompanhar as apresentações musicais e artísticas. Também serão comercializados lanches – inclui opção vegetariana – sucos e cerveja gelada. “O espaço estará aberto a todos que quiserem montar sua banquinha de troca, colar com material audiovisual, teatro, dança, conversa, discussão e por aí vai!”, ressalta a galera do Voz das Ruas.
Por Carlos Cogoy