Pelotenses participam das Surdolimpíadas em Caxias do Sul
Evento mundial conta com a participação de mais de cinco mil atletas e ocorre no Rio Grande do Sul
Por: Tatiana de la Torre
O maior evento esportivo internacional da comunidade surda mundial, Deaflympics 2022 (Surdolimpíadas), de 1° a 15 de maio, em Caxias do Sul, conta com dois atletas de Pelotas integrando a seleção brasileira de taekwondo. Os jovens fazem parte do projeto Quem Luta Não Briga (QLNB) da Prefeitura de Pelotas, do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz.
Os atletas Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro fazem parte do Projeto QLNB desde 2016 e se prepararam para participar da Surdolimpíadas. Marcelo irá disputar no dia 7 e Lucas no dia 8 deste mês. Mais três pelotenses participam do evento, integrando a comissão técnica da Seleção Brasileira de Pelotas. Pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), o professor Rossano Diniz atua como técnico e delegado, e a intérprete de Libras, Ana Paula Terra, da Smed também faz parte da comissão, junto com o preparador físico da Hoy, Ícaro Schultze.
“Participar da Deaflympics 2022 é um sonho realizado tanto para os competidores como para nós técnicos. É uma satisfação poder formar atletas deste nível no projeto que trabalha com jovens das comunidades de Pelotas”, declarou Diniz.
O evento conta com a participação de mais de cinco mil atletas de 77 países. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada por streaming pela Deaflympics TV by XPlay, por meio do App Deaflympics TV ou ainda nas redes sociais da Deaflympics e XPlay TV.
Mais informações sobre as categorias, atletas participantes e horários das competições estão disponíveis no site oficial do evento http://www.cbds.org.br/cbds.